Categorias: Política

Xadrez: três deputados avaliam deixar Republicanos por conta da disputa acirrada por reeleição em 26

PUBLICIDADE

PSB do governador João Azevêdo aparece como possível destino

Pelo menos três deputados estaduais — Branco Mendes, Michel Henrique e Bosco Carneiro — estariam avaliando deixar os quadros do Republicanos na Paraíba até o fechamento da janela partidária. A informação, ainda de bastidores, aponta que a alta concorrência interna, que ameaça suas chances de reeleição, é um dos motivos.

Atualmente, o Republicanos, comandado na Paraíba pelo deputado federal Hugo Motta e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, ostenta números robustos. A legenda abriga a maior bancada tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados, além de ocupar cargos de destaque nas duas Casas. Recentemente, o partido tem reforçado sua imagem de força política ao anunciar possíveis novas adesões.

A grandiosidade da sigla, no entanto, parece ter assustado alguns de seus filiados. Nos corredores da Assembleia, o clima entre alguns parlamentares é de avaliação. Há quem diga que o partido virou “palco para poucos”.

O deputado Bosco Carneiro, por exemplo, frisou nessa terça-feira (03) que, apesar de manter uma boa relação com a legenda e com os colegas de bancada, poderá buscar uma nova sigla, caso não enxergue competitividade suficiente na atual formação do partido.

“Estou, graças a Deus, muito bem no Republicanos. Tenho um ótimo relacionamento com todos os deputados da legenda. Mas, essa possibilidade para o próximo ano precisa ser avaliada dentro do quadro geral. Como pré-candidato, minha intenção é permanecer no partido, mas preciso analisar a competitividade, porque o Brejo precisa continuar tendo representação na Assembleia”, afirmou, complementando:

“Se não houver possibilidade de disputar em pé de igualdade e com competitividade, de acordo com minhas limitações, terei que buscar uma legenda que propicie nossa reeleição”.

As articulações para mudança de sigla ainda são mantidas sob discrição, mas interlocutores garantem que o trio de deputados já iniciou conversas com legendas da base aliada do governador João Azevêdo. O PSB, partido do chefe do Executivo estadual, é um dos mais cotados como possível destino. A migração, caso se confirme, reforçaria o bloco governista e abriria uma nova dinâmica para a formação das chapas proporcionais em 2026.

Apesar dos movimentos silenciosos, a expectativa é de que as definições ocorram apenas coma janela partidária. Até lá, o Republicanos deve tentar estancar a possível debandada.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025