Categorias: Política

BASTIDORES: saída de secretário do PPS da PMJP pode ter sido provocada por traição a Cartaxo

PUBLICIDADE

“Há algo podre no reino da Dinamarca”. O ditado shakespeariano pode se encaixar perfeitamente nas verdadeiras motivações que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), teve para determinar a destituição do secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra dos quadros da gestão municipal.

Uma fonte que pediu anonimato revelou ao portal PB Agora que o secretário indicado pelo PPS estaria repassando informações para um vereador que faz ferrenha oposição ao Governo petista e abastecendo os adversários de munições, quebrando assim a confiança do prefeito com tal ato de traição.

“Cartaxo ficou sabendo disso e já no sábado ligou para Ronaldo Guerra para uma conversa, frente a frente a fim de colocar os pontos nos is, no entanto, o secretário respondeu que estava na praia de Carapibus e, portanto, não iria poder retornar para a Capital para conversar com o gestor”, revelou.

O fato é que a Constituição Federal de 1988 preconiza que o cargo de confiança não tem horário pré-estabelecido, sendo seus titulares obrigados a estarem disponíveis quando convocados, o que não aconteceu no caso do secretário Ronaldo Guerra – um retrato da insubordinação.

No mesmo dia da negativa, Cartaxo, usando da prerrogativa da livre nomeação e exoneração, determinou a destituição do secretário, por considerar a postura do auxiliar desrespeitosa.

Afora esse episódio, o prefeito já não estaria satisfeito com a postura adotada por Guerra desde o início da gestão, quando ele ganhou os holofotes da mídia por ter viajado para os Estados Unidos sem comunicação prévia, deixando a pasta acéfala de comandante e colocando Luciano Cartaxo em uma verdadeira saia justa em pleno início de governo.

Ainda nos bastidores, a informação é que Cartaxo só teria mantido o indicado do PPS na pasta, por todo esse tempo, em respeito ao vice-prefeito Nonato Bandeira e também aos filiados da legenda.

Recentemente Guerra foi alvo de críticas por ter respondido de maneira ríspida a um repórter da CBN João Pessoa, ao dizer que os populares de uma comunidade que clamava por calçamento ‘não tinham o que fazer’. Após o mal estar, o gestor veio a público, pediu desculpas e informou que estava passando por um estresse naquele momento e por isso não pôde responder a contento.

Outra crítica que pesa sobre as costas do ex-secretário é o fato de ele não estar tão presente na secretaria quando gestor. De acordo com funcionários, que preferiram não se manifestar, Guerra raramente aparecia para despachar, chegando a passar até duas semanas sem sequer ‘dar o ar da graça’ na secretaria.

 

Cartaxo não admite, mas dá a entender que estremecimento existiu

Quando indagado se existia mais motivos nos bastidores que culminaram na destituição do secretário Ronaldo Guerra, o prefeito Luciano Cartaxo não admitiu, mas deu a entender que haviam motivações que a população de João Pessoa não precisava saber.

“Eu não vou ficar desmiuçando o dia a dia de uma secretaria, a questão de querer um desempenho melhor da pasta basta. Para mim isso é página virada, já tenho outro secretário na vaga dele e não vou entrar em detalhes, porque acho que a decisão já foi tomada e daqui pra frente o foco é trabalho. Isso não vai levar a população de João Pessoa a nenhuma vantagem saber de detalhes que por ventura possam estar acontecendo, então da minha parte eu vou preservar as minhas informações, mas tomei a minha decisão levando em consideração o rendimento do gestor”, disse.
 

A reportagem do PB Agora tentou entrar em contato com o ex-secretário para ouvir o outro lado, mas seu celular encontra-se fora de área ou desligado.

 

Márcia Dias


PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes endossa possível chega de Romero à base governista: “Um quadro excepcional”

O líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Fábio Ramalho e Romero se reúnem nesta sexta-feira e podem definir alinhamento sobre 2024 em CG

Na próxima sexta-feira (17), o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, e…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão,…

15 de maio de 2024

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o…

15 de maio de 2024