Categorias: Política

Bastidores: “Panta é o próprio eu” — Ruptura com Jackson escancara guerra política em Santa Rita e põe Ribeiros em xeque

PUBLICIDADE

Deus fez o mundo em seis dias. Descansou no sétimo. No oitavo, retomaria o trabalho, esboçando as regras que regulariam a vida em sociedade dos descendentes do primeiro casal. Mas ele estava cansado. O Diabo assumiu. E fez a política à sua imagem e semelhança.

As eleições de 2026 nem chegaram ainda, mas parece que os desígnios do ‘tinhoso’ já vêm sendo levados às últimas consequências na Paraíba.

No terceiro maior colégio eleitoral do estado, o ex-prefeito Emerson Panta (PP) e o atual Jackson Alvino (PP), romperam após uma série de desentendimentos depois da vitoriosa campanha eleitoral mas eleições municipais de 2024.

Conforme nos informou um experiente jornalista e analista político da cidade, o choque de temperamentos e a incompatibilidade de gênios entre o casal Panta e Jackson Alvino tornou a relação insustentável desde o término da campanha.

“Emerson Panta foi pragmático em 2024. Escolheu o presidente da Câmara para somar forças com a Prefeitura e decidiu por Jackson, mesmo contra a vontade da deputada e então primeira-dama, Jane Panta, que queria impor o nome da secretária Conceição Amália. Ela também queimou Flávio Panta para não atravessar o samba de Amália. Mas os vereadores da base exigiram Jackson”, lembrou.

Ainda conforme o jornalista com atuação em Santa Rita, o temperamento do casal também foi um dificultador da manutenção e relações políticas de longo prazo.

“Emerson Panta foi apoiado por Trocolli Júnior (estadual) e Ruy Carneiro (federal) em 2016. Mas em 2018 apoiou Jane Panta e Aguinaldo Ribeiro. Recebeu o PSDB e o apoio de Cássio em 2016, mas ajudou apenas Daniella em 2018. As alianças com Emerson Panta não se sustentam. Em 2022, por exemplo, a Prefeitura de Santa Rita parou para fazer campanha somente para Jane Panta, que teve uma votação absurdamente superior a de João Azevedo, candidato a governador que tinha um vice do mesmo partido do casal. As queixas de corpo mole deles nessa campanha são todas fundadas, basta você pegar a votação de João aqui, ficando em terceiro lugar. Na Literatura, Augusto dos Anjos publicou o célebre livro ‘Eu. Parafraseando, na política de Santa Rita, Emerson Panta é o próprio eu”, considerou.

Nos bastidores, revelou a fonte com exclusividade, também aconteceram episódios graves que abalaram a relação, conforme a fonte nos informou.

“Emerson e Jackson acertaram na campanha que não se iria mexer na equipe de secretários. Não se mexeu em ninguém. Emerson criou a Secretaria de Representação para tentar ter o controle total da gestão e Jackson não aceitou esse controle. Em março, as coisas degringolaram quando a deputada Jane Panta, que é ainda mais colerica e explosiva que Emerson, passou um carão publicamente em Jackson, que se sentiu fragilizado e reagiu trazendo para perto o irmão Luciano Alvino, que poderá travar agora uma dura disputa com Emerson Panta na eleição para deputado estadual. Panta não será mais candidato a federal por vingança e tirou até Jane da disputa para peitar Jackson. O casal tem um perfil bélico. O embate de 2028 está estabelecido”, relatou.

“Jackson procurou João Azevedo para furar o cerco de hostilidade que Emerson ergueu com o governador, que foi afrontado em janeiro com a ida do casal para uma reunião da oposição na casa de Efraim, em Cabedelo. Jackson procurou também todos os federais votados em Santa Rita, como Ruy Carneiro, Damião Feliciano, Mersinho Lucena, Cabo Gilberto, além do senador Veneziano Vital do Rêgo. Panta estava queimado com todos eles e a cidade precisa de recursos dos parlamentares votados aqui”, contou.

A aliança entre Jackson Alvino e João Azevedo deu ao grupo do atual prefeito o comando do PSB local, agora presidido lá primeira-dama, Fernanda Alvino. Já o ex-prefeito, embora filiado ao PP do vice-governador Lucas Ribeiro, se aproximou bastante do senador Efraim Filho e do ex-deputado Pedro Cunha Lima, líderes da oposição.

Diante de tudo o que foi exposto, uma grande dúvida agora paira na política de Santa Rita e da Paraíba: de que lado está a família Ribeiro nessa guerra?

Com a palavra o deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

Ytalo Kubitschek
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lucas Ribeiro reforça alinhamento com PSB durante posse de novo diretório na capital: “É a espinha dorsal desse projeto”

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), reforçou o…

17 de janeiro de 2026

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Cris Munhoz é atração do Sabadinho Bom deste final de semana

A cantora Cris Munhoz é a atração do Sabadinho Bom deste final de semana e…

17 de janeiro de 2026

Acusado de envolvimento em chacina durante festa na Praia do Sol é preso em João Pessoa

Na noite desta sexta-feira (16), equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar realizaram a captura…

17 de janeiro de 2026

“O diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante posse do novo presidente municipal

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464