A Paraíba o tempo todo  |

Bastidores – Oposição intensifica pressão para adesão de Cícero Lucena: “Volta pra casa”

Apesar de alimentar as pretensões do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD), a oposição paraibana segue apostando num racha da base aliada do governador João Azevedo (PSB), notadamente do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

A pressão se intensificou e não deve haver obstáculo para concretização da aliança.

Um dirigente partidário revelou nesta terça-feira (10) que o prefeito da Capital será muito bem-vindo pelo triunvirato Cunha Lima, Morais e Vital do Rêgo.

“A família Lucena tem uma folha de relevantes serviços prestados à Paraíba, com Cícero, com Lauremilia, que também foi governadora como vice de Cássio (Cunha Lima), e todos estão prontos para o acolhimento deles na oposição”, revelou.

Ainda conforme a fonte, se romper com João Azevedo, Cícero chega como candidato de consenso na oposição.

“Nosso raciocínio é o da soma, jamais da subtração. Qual partido ou grupo que não quer vencer? É óbvio que todos nós estamos prontos para fechar com Cícero, se ele mantiver a disposição de disputar o governo. Até porque no bloco governista todos já foram informados que o candidato será Lucas Ribeiro”, ressaltou.

Ainda sobre a possível aliança, a fonte não descarta entendimentos entre Cícero e o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) na principal nas eleitoral de ambos, que é João Pessoa. Ainda conforme o dirigente, o ex-governador Cássio Cunha Lima, timoneiro do grupo, já admite a aliança com Cicero e será convocado a participar das conversas para o fortalecimento do palanque hoje comandado por seu filho Pedro, que obteve mais 1,1 milhão de votos, em 2022.

“É um enredo habitual na política, a volta pra casa. Cícero Lucena e Ruy Carneiro nasceram da mesma célula, que é o grupo Cunha Lima, no início dos anos 90. Pedro pode ser o vice de Cícero, reeditando invertidamente a chapa do avô Ronaldo Cunha Lima a governador. O que os une mas suas trajetórias é muito maior do que o que os separa. Ruy vai disputar a eleição proporcional e está bem guardado no Podemos e conta com o apoio decisivo de Pedro em João Pessoa. Mesmo que não participe da campanha majoritária, não deixaria de votar em Pedro como vice. Acreditamos que Ruy permanece nas oposições em qualquer cenário. Não creio que Ruy será obstáculo, porque ele vai estar focado campanha dela para Câmara Federal, com irrestrito apoio de Pedro em João Pessoa”, apostou.

Oposição atual

Entre os principais partidos que integram as oposições paraibanas estão PSD (comandado por Pedro Cunha Lima), Podemos (comandado pela família Gadelha e que deve oficializar fusão com o PSDB), MDB (da família Vital do Rêgo) e União Brasil (da família Morais), que deverá ser obrigado a integrar formalmente a aliança governista por estar federado com o Progressistas.

Caso venha para o campo das oposições, o destino mais provável da família Lucena é o comando estadual do PDT.

Já na direita paraibana, estão avançadas as conversas entre PL e Novo, que deve apresentar uma chapa conservadora, reeditando a surpreendente dobradinha Quero-Quero nas eleições municipais em João Pessoa, desta feita com Marcelo Queiroga (PL) para governador e Sérgio Queiroz (Novo) para senador.

Esperar pra ver.

Ytalo Kubitschek

PB Agora


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe