As chuvas que caíram nas últimas 24 horas na Paraíba foram suficientes para fazer com que a barragem de Acauã parasse de só perder volume, o que vinha acontecendo desde o início do ano, e ganhasse 1 centímetro de lâmina d’água. O primeiro ganho para a barragem foi equivalente a 14.458,46 metros cúbicos. Foram as chuvas acumuladas que pegaram no Rio Paraibinha, que desagua diretamente no Rio Paraíba, na altura do açude de Acauã.
Além de Acauã, o Açude de Boqueirão também ganhou cerca de 150 mil metros cúbicos em um dia, enquanto as demais barragens do Estado continuam ou mantendo seus níveis ou perdendo volume.
Mas por que chove e não entra água? Segundo o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Alexandre Magno de Medeiros, o caso de Boqueirão é isolado, pois o trecho do rio Paraíba que desagua em Epitácio Pessoa é perene.
“Essas são chuvas de pré-estação e é normal que sejam irregulares. As primeiras chuvas não são imediatas. Precisamos de chuvas muito intensas para ter resultados nos açudes. Boqueirão é um caso extraordinário porque o rio Paraíba hoje é perene, então qualquer chuva que cair escoa direto. É diferente de outros lugares que precisa formar aquele caminho da água: molhar a terra, encharcar, até acumular e escoar. É um fato diferente hoje para Boqueirão, então a irregularidade é explicada por estarmos na pré-estação”, explicou.
Redação
Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…
O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…
O cenário eleitoral para a Presidência da República na Paraíba não revela apenas em quem…
Depois do Bafta o César. O longa O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho…