O presidente americano, Barack Obama, disse se sentir “honrado” por receber o Prêmio Nobel da Paz, indicou nesta sexta-feira um funcionário do governo americano. Obama, que não estava entre os favoritos deste ano, foi premiado “por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”, indicou o Comitê Nobel da Noruega.
O secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, ligou para Obama pouco antes das 6h (7h no horário de Brasília) acordando-o com a notícia de que ele foi o vencedor do prestigioso prêmio anunciado em Oslo. “O presidente ficou lisonjeado por ser escolhido pelo comitê”, afirmou o representante.
Rompendo com a tradição, ele não foi acordado pelo comitê para ser avisado, com cerca de uma hora de antecedência. “Acordar um presidente no meio da noite não é algo que você deve fazer”, disse o chefe do comitê Thorbjoern Jagland nesta sexta-feira.
Jagland afirmou que os cinco membros do comitê também temiam que o nome do vencedor vazasse antes do anúncio oficial em Oslo, como algumas vezes ocorreu no passado.
Quando informado por um email da agência Reuters de que muitas pessoas no mundo ficaram surpresas pelo anúncio, um dos principais conselheiros de Obama, David Axelrod, respondeu: “Nós também”.
Conquista
Obama conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira por dar ao mundo “esperança de um futuro melhor” com seus trabalhos para a paz e pedidos para redução do arsenal nuclear.
O Comitê do Nobel na Noruega elogiou Obama por “seus extraordinários esforços para fortalecer a cooperação internacional entre os povos”.
O primeiro presidente negro de seu país, Obama pediu pelo desarmamento e trabalhou para restabelecer o processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o posto em janeiro.
“Muito raramente uma pessoa com a mesma amplitude de Obama capturou a atenção do mundo e deu ao seu povo a esperança de um futuro melhor”, disse o comitê.
O comitê deu o prêmio a Obama menos de nove meses após ele assumir a Presidência. Apesar de estabelecer uma agenda internacional ambiciosa, ele ainda tem de conseguir avanços no Oriente Médio ou na questão do programa nuclear iraniano. Ele também enfrenta escolhas difíceis sobre a condução da guerra no Afeganistão.
No mês passado Obama presidiu uma reunião histórica no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que aprovou por unanimidade uma resolução promovida pelos Estados Unidos pedindo aos países que detêm armas nucleares que fechem seus arsenais.
Obama é o terceiro membro importante do Partido Democrata dos Estados Unidos a vencer o prêmio nesta década depois do ex-vice-presidente Al Gore vencer em 2007 ao lado do painel climático da ONU e de Jimmy Carter vencer em 2002.
O prêmio será entregue em Oslo em 10 de dezembro, data do aniversário da morte de seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel. O prêmio inclui uma medalha, um diploma e um cheque no valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,4 milhão).
Folha
O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), conseguiu ontem (03), articular…
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na noite de ontem (03), para combater um…
Cerca de 77 mil alunos da rede pública de João Pessoa, estão de volta a…
O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (03/02), a Medida Provisória (MP) nº 1.313,…
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, terça-feira (03/02) o projeto de lei…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inicia nesta…