Tradicional bar do surfista é demolido em Cabedelo após ordem da Justiça Federal
Em clima pacífico, o tradicional bar do surfista em Cabedelo foi demolido na manhã desta sexta-feira (12) por ordem da justiça. Os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena se fizeram presentes no local. O bar servia como ponto de encontro entre jovens e promovia concursos de surf. O espaço também servia para a preservação de tartarugas marinhas.
A demolição inclui a retirada de fossas, aterro e a remoção do entulho, para que seja possível a regeneração natural da área degradada. O dono do bar e o município de Cabedelo (PB) foram notificados da ação desde 27 de maio de 2010 pela 3ª Vara da Justiça Federal.
Tartarugas ameaçadas
Para a Justiça, a responsabilidade do réu pelo dano ambiental com a construção irregular é inconteste, pois além da poluição ambiental com esgotos inadequados, o Bar do Surfista foi construído em local de desova de tartarugas marinhas, tendo o réu confirmado que as tartarugas depositam ovos na localidade onde se encontra o bar.
O proprietário do bar alegava que permitia a utilização de seu estabelecimento para que uma ONG execute projeto de defesa das tartarugas, sendo que a ONG funciona no mesmo endereço do bar. No entanto, Ministério Público Federal destaca que, conforme a sentença, tal projeto de preservação da tartaruga marinha não justificava a ocupação ilícita da área de domínio público. Afinal, tal construção na verdade interferia no habitat das tartarugas.
Segundo a Justiça, as atividades empreendidas pelo proprietário do Bar do Surfista e pela ONG não afastavam a necessidade da demolição, pois a ocupação irregular comprometia o meio ambiente, desequilibrando-o ecologicamente, merecendo ser coibida. “Foi afetada área de restinga e desova de tartarugas, legalmente consideradas de preservação ambiental, fato que, por si só, torna patente a maléfica interferência da construção em foco”.
PB Agora
Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na noite do último sábado…
Um homem foi morto e outras quatro pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros…
A Paraíba registrou, em 2025, o maior número de crimes de feminicídio dos últimos dez…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) começa o mês de fevereiro ofertando 391…
Uma aposta feita em João Pessoa, capital da Paraíba, está entre as premiadas do concurso…
A programação do Projeto Melhor Verão Santa Rita 2026 continua neste domingo, 1º, com a…