Categorias: Política

Bancada da PB segue dividida para votação da denúncia contra Temer; confira

PUBLICIDADE

Dos 12 deputados federais pela bancada da Paraíba, apenas três já declararam publicamente que são favoráveis a denúncia da Procuradoria Geral da República, para investigar o presidente Michel Temer (PMDB), são eles: Veneziano Vital (PMDB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Luiz Couto, do PT.

Outros três parlamentares fazem o caminho inverso e já declararam publicamente o contrário, ou seja, que vão salvar o presidente e evitar que ele seja investigado por crime de corrupção. Os que são a favor de Temer são os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), André Amaral (PMDB) e Hugo Motta (PMDB).

Já a outra parte da bancada segue indecisa. Mesmo com alguns integrando a base governista, eles ainda não sabem se apoiam a denúncia ou se serão contra a investigação do peemedebista.

Faltam decidir:

Benjamin Maranhão (SD)

Damião Feliciano (PDT)

Efraim Filho (DEM)

Rômulo Gouveia (PSD)

Wellington Roberto (PR)

Wilson Filho (PTB)

 

A DENÚNCIA

As acusações do Ministério Público contra Temer têm como base a delação premiada dos executivos da J&F, controladora da JBS. Por se tratar do presidente da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) só poderá analisar a denúncia se receber autorização da Câmara. Cabe aos deputados, no plenário da Casa, a palavra final sobre autorizar ou não a continuidade do processo no Poder Judiciário.

 

Para que a denúncia seja autorizada, ao menos 342 deputados terão que votar contra o parecer aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do relator Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia. Na terça (1º), está prevista a leitura do parecer de Abi-Ackel no plenário da Câmara. O procedimento faz parte da tramitação na Casa e permitirá que a matéria entre na pauta de votação na quarta-feira.

 

Não é certo que a votação será na quarta, já que partidos da oposição, preocupados com uma possível vitória de Temer, avaliam não marcar presença em plenário. A mesma estratégia passou a ser estudada pelos governistas, o que pode inviabilizar a votação, que exige pelo menos 342 deputados registrados em plenário. 

 

A votação da denúncia será nominal, com chamada dos deputados ao microfone, que responderão “sim”, “não” ou “abstenção”, no mesmo formato da votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
 



PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024