A Paraíba o tempo todo  |

ASSISTA: 11 ministros e uma sentença; placar é de 5 a 4 contra HC de Lula

Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgam o pedido de habeas corpus (HC) preventivo do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

O plenário da Corte é o único obstáculo entre ele e a execução da pena. Condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP), o petista pode se tornar o primeiro ex-presidente preso após a redemocratização do país.

Fux e Rosa, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin, negaram o pedido da defesa de Lula para evitar a prisão dele na Operação Lava Jato após o fim da análise dos recursos na segunda instância. Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Melo votaram a favor de que Lula só possa ser preso após ter seus recursos julgados pelo STJ. Ainda faltam os votos de dois ministros. Placar atual é de 5 a 4 contra o ex-presidente.

Se o pedido for rejeitado, Lula pode ficar diante da possibilidade de um mandado do juiz Sergio Moro determinando a imediata execução da pena, de 12 anos e um mês de prisão.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe