A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia progressivamente o percentual das emendas impositivas destinadas aos deputados estaduais. A mudança eleva o valor atual de 0,9% da receita corrente líquida do Estado para 2% até o ano de 2027.
Apesar de ter sido anunciada no início do ano pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, a PEC foi oficialmente apresentada pelo deputado Tarciano Diniz. O texto foi aprovado por ampla maioria, com voto contrário apenas do líder do governo, Chico Mendes e abstenção da deputada Cida Ramos.
Para Chico Mendes, o aumento do percentual pode comprometer a autonomia do Poder Executivo na gestão do orçamento estadual. Os demais parlamentares presentes votaram favoravelmente à proposta.
O que muda com a PEC
A proposta prevê uma implementação gradual:
Com a nova regra, o valor das emendas individuais de cada deputado poderá crescer dos atuais R$ 4,6 milhões para até R$ 7,6 milhões, a depender da arrecadação do Estado.
Segundo Adriano Galdino, a mudança amplia o protagonismo dos parlamentares na destinação de recursos para suas bases, fortalecendo a representatividade regional.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…