Categorias: Política

As revelações de Fabiano

PUBLICIDADE

Muito zen (estado mental equivalente à meditação, de acordo com lições filosóficas vindas do Oriente), o deputado estadual Fabiano Lucena (PSDB) interrompeu uma série de visitas às obras de construção do seu mais novo empreendimento imobiliário (um condomínio residencial fechado e horizontalizado na praia de Barra do Cunhaú, localizada no litoral sul do vizinho Rio Grande do Norte) para fazer algumas declarações surpreendentes, nesta terça-feira.

Baixando as calças

Fabiano me disse que:

– O PSDB baixou as calças, literalmente, se vendeu barato, e agora resolveu se acusar a si mesmo, ao negar as realizações do governo Cássio Cunha Lima e partir para apoiar a pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado.

– O senador Cícero Lucena só desiste de ser pré-candidato a governador se for para optar por outro nome tucano, assim para fazer como o governador de Minas Gerais Aécio Neves, que abriu mão para apoiar o governador de São Paulo, José Serra, como pré-candidato a Presidente da República.

Divergência matemática

Ele é contra o resultado proporcional obtido através das contas feitas pelo deputado federal Ricardo Barbosa (PSB) sobre coeficiente eleitoral, de que se alguém ficar com Cícero, sozinho e isolado numa legenda pequena, sem ter muitos outros partidos menores para juntar forças e fazer uma forte coligação, terá que obter mais de 35.000 votos para só então poder se eleger deputado estadual.

Fabiano me explicou que de cerca de 150 candidatos a deputado estadual na eleição passada, só ficou de fora da Assembleia Legislativa, quem teve menos de 15.000 votos.

Certeza absoluta

– Destes candidatos que têm até 14.000 votos, só entram – na base da pura sorte – historicamente, uns dois ou três, como se fossem acertadores de um bilhete da mega-sena acumulada.

– Dos 36 eleitos, só entram com poucos votos cerca de 10% dos candidatos à Casa de Epitácio Pessoa. A média para eleição de cada um parlamentar, em 2006, foi de 19.000 a 20.000 votos.

– Os Democratas fugiram da coligação com o PSDB, na eleição estadual passada, como o diabo foge da cruz. Foi burrice, porque elevaram o patamar mínimo da coligação deles para 24.000 votos, deixando na suplência Sara Cabral, Biu Fernandes e Walter Brito, por exemplo, que poderiam muito bem ter entrado como eleitos em outras legendas, mas acabaram dançando feio por causa do erro grosseiro dos seus próprios dirigentes partidários.

Acertando na mega-sena

Nivaldo Manoel e Socorro Marques (ambos então filiados ao PPS) tiveram menos votos do que os acima citados e foram eleitos pela média, com cerca de 13.000 sufrágios.

Por fim, ele dá um conselho útil a quem quiser se aventurar a disputar uma vaga na Assembleia:

– Quem tiver mandato atualmente vá para a briga, pois não está escrito em nenhum lugar que somente os candidatos do PSDB é que vão ganhar essa mega-sena eleitoral.

Desmentindo Ricardo

Fabiano Lucena lembra que ele próprio, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez, em 2002, teve mais de 23.000 votos pelo PSB, somente porque teve medo de disputar uma vaga com as feras do PSDB, na base do pau-a-pau.

Inexperiente e medroso

Hoje, ele mesmo admite que tal gesto imaturo foi fruto de inexperiência e pura bobagem, porque o último deputado a ser eleito entrou consagrado na AL com apenas 17.000 votos.

Cartas na manga

Fabiano ainda acha que na reta final, Ricardo Coutinho vai acabar lançando mesmo as candidaturas de alguns nomes que ele vem descartando como prováveis postulantes a uma vaga na Assembleia, como os vereadores pessoenses Bira Pereira e Sandra Marrocos, além do secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Alexandre Urquiza (todos socialistas).

Coordenador-geral tucano

Há quem diga que Fabiano poderá assumir a coordenação-geral da campanha de Cícero, rumo ao Palácio da Redenção. Mas, também há especulações de que o jovem admite continuar sendo candidato novamente a deputado estadual, se for da vontade do senador tucano (tio dele).

Fim da vida pública

Ele está pensando mesmo seriamente em abandonar a vida pública e desistir de disputar a sua nova reeleição, mesmo tendo sido um dos parlamentares tucanos mais bem votados no último pleito, com 37.000 votos. Fabiano ficou em 4º lugar, atrás apenas de Zenóbio Toscano (PSDB), Manoel Ludgério (PDT) e Romero Rodrigues (PSDB).

Mudança de estilo

Fabiano me disse que ele não está decepcionado com a carreira política, porém está mais propenso a se dedicar – a partir de agora – a ter um padrão de vida mais tranqüilo, dedicando-se à família, à sua empresa de construção civil e também às aplicações dele no mercado financeiro, como consultor imobiliário que atua em outros Estados nordestinos.

Dedicação à família

O parlamentar ainda quer dar mais atenção à filha dele de 13 anos, já que assume ter estado um pouco ausente do seu processo inicial de educação, por conta das campanhas políticas e do exercício de vários mandatos legislativos, em sua fase de pré-adolescência.

Nem mágoa e nem decepção

Bastante calmo e lúcido, Fabiano diz que tem 30 anos de idade (dos quais dez dedicados à vida pública), já que ele começou muito cedo a atuar em manifestações e carreatas como líder estudantil, vereador de João Pessoa, secretário de Estado e depois deputado estadual.

Começo com patrocinador

Quando fez 18 anos, Solon (o pai dele, irmão de Cícero, Paulo e Pedro) deu R$ 10.000,00 a Fabiano, através do depósito desse dinheiro numa Caderneta de Poupança, um carro popular (tipo Gol básico) e depois abriu uma firma comercial para ele viabilizar a circulação desse capital inicial através da venda de gás de cozinha e entrega de água mineral. Foi um bom “paitrocínio”.

Opção pela política

Logo apenas um ano depois, Fabiano cansou de tudo isso e preferiu seguir a carreira política, ganhando seu primeiro mandato como vereador (em 2000, sendo o 2º mais votado pela coligação PSB/PV/PPS, obtendo 5.926 sufrágios).

Resumindo: Fabiano agora quer ganhar dinheiro – honestamente – fora da política.

– Não tenho acumulado mágoas e nem guardado decepções, mas vou parar, embora não deixe de acompanhar tudo bem de perto, em relação à atividade política paraibana.

Diz ele:

– O eleitor entenderá.

O restante dessa história eu já contei.

Zé Lesin no hospital

O humorista Nairon Barreto passou boa parte da manhã desta terça-feira sendo atendido no setor ambulatorial do Pronto Socorro de Fraturas, localizado na avenida Júlia Freire, no bairro da Torre, em João Pessoa.

Buraco na grama

Zé Lesin contundiu o tornozelo durante gravação de um comercial produzido por ele para TV, mediante encomenda do ABC Futebol Clube, de Natal-RN. Nairon sofreu uma forte torção quando corria pelo gramado, atrás de uma bola, em frente às câmeras de televisão.

“Sorriso Colgate”

Bastante risonho, ele passou por uma sessão de radiografias, tomografia computadorizada e ultra-sonografia. Deixou o hospital sentado numa cadeira-de-rodas, sempre bem humorado.

Calote no lixo

Os próprios servidores públicos são os autores desta denúncia contra a Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, que tem como titular João Bosco Carneiro Júnior (PPS). Ele é acusado de não estar pagando a firma terceirizada responsável pela limpeza urbana chamada Cindel.

Sem pagamento de salário

Os trabalhadores da tal firma já estão há dois meses sem receber dinheiro, sem falar no não-pagamento do 13º salário de 2009. Segundo consta, a prefeitura repassa o valor correspondente ao pagamento do lixo da seguinte maneira: um mês sim, outro não.

Suspensão da coleta

O responsável pela parte administrativa da firma me disse nesta terça-feira, que se o prefeito Bosco Carneiro não pagar a dívida com a Cindel até hoje, ele vai abandonar o serviço de coleta e os trabalhadores (a maioria formada por pais de família) vão ficar desempregados.

PUBLICIDADE

Últimas notícias


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Corpo em avançado estado de decomposição e com tornozeleira eletrônica é localizado em Santa Rita

O corpo de um homem em avançado estado de decomposição foi localizado na noite desse…

19 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Deputado estadual vai a CMCG cobrar satisfações de vereador por abandono de compromisso de apoio: “Ele comeu do meu pirão”

O recente apoio do vereador com mais mandatos na Câmara Municipal de Campina Grande Pimentel…

19 de janeiro de 2026

Irmã Maria Joana e Irmã Maria Raquel, do Instituto Hesed, e padre Chrystian Shankar confirmam presença no Crescer 2026, em CG

O Encontro Nacional da Família Católica, CRESCER 2026 contará com a participação especial da Irmã…

19 de janeiro de 2026

Governador João Azevêdo define data para deixar o governo, fala em transição inédita e prepara terreno para disputa ao Senado

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), confirmou nessa segunda-feira (19) que deixará o cargo…

19 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Jovem de 16 anos morre afogado em açude no bairro do Araxá, em Campina Grande

Um jovem de 16 anos, identificado como Michael Kelvin da Silva Tomaz, morreu após se…

19 de janeiro de 2026

PC encontra homem escondido em cisterna após agressão contra mulher em Cuité

A polícia achou um homem que estava escondido dentro de uma cisterna para não ser…

19 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464