O Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico (Condetur) se reuniu no último dia (12) de julho, no Hotel Laguna, em João Pessoa. Na pauta, discussões, apresentação de projetos e propostas para desenvolvimento do turismo paraibano.
A reunião foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zenildo Oliveira, contando ainda com a participação de órgãos oficiais de turismo, SEBRAE, FIEP, BANCO DO NORDESTE, PBTUR e todas as entidades empresariais e profissionais do trade turístico da Paraíba.
Durante a Reunião, foi apresentado pela consultora Delma Aquino da SETDE, o PLADES ? Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os arranjos produtivos locais que explicou a metodologia de funcionamento, cuja concepção está intimamente ligada à necessidade de um alinhamento institucional entre os atores envolvidos e interessados no desenvolvimento sustentável dos territórios paraibanos.
O Plades surgiu a partir de um entendimento entre a Universidade Federal da Paraíba e o Governo do Estado da Paraíba, e hoje já é um grande acordo entre diversas instituições paraibanas, envolvendo UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Governo da Paraíba, em articulação com arranjos produtivos locais, entre outros atores, como a SUDENE e o Banco do Nordeste. Sua meta é possibilitar o desenvolvimento socioeconômico paraibano observando as potencialidades locais de acordo com os APLs, sensibilizando atores e instituições envolvidas a fim de possibilitar um crescimento sustentável.
Ainda durante a reunião foi apresentado pelo SEBRAE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande o evento TECHTUR que será um Fórum com soluções inteligentes especifico para Turismo, envolvendo empresas do setor e com prestadores de serviços especializados que promovem o desenvolvimento econômico na cadeia produtiva de eventos. O Techtur será realizado no Centro de Convenções Raymundo Asfora nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2018 fortalecendo ainda mais avanços na Cadeia Produtiva de Eventos de Campina Grande.
Avaliação – Ao final, o secretário Zenildo Oliveira avaliou a reunião como produtiva: ?A reunião foi extremamente produtiva e serviu para definirmos prioridades que efetivamente contribuam para o aumento da competitividade dos nossos destinos turísticos, além de possibilitar passos importantes na consolidação da política turística estadual em 2018, mediante uma gestão pública descentralizada, participativa e cooperativa, capaz de dialogar com os setores que estão na pauta positiva dessa instância de governança estadual?.
Redação com assessoria
Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…
Um policial militar, identificado como cabo Luiz Miguel, foi preso na manhã deste sábado (6)…
Bolsonaro escolheu Flávio para se candidatar em seu nome. Nada de novo. Bolsonaro trabalha, primeiramente,…
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir, na próxima terça-feira (9), o novo calendário…
Ontem, sexta-feira, quinto dia útil do mês, as empresas precisaram pagar o salário de seus…
A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado o sorteio do concurso 2.948 da Mega-Sena, com…