Categorias: Política

Após derrotas, RC troca majoritária por proporcional e anuncia que disputará vaga de federal em 2026

PUBLICIDADE

Após o insucesso eleitoral nos últimos pleitos majoritários, o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), mudou de rota, e confirmou, em entrevista nesta segunda-feira (24) que será candidato a deputado federal nas eleições de 2026. A decisão foi anunciada com exclusividade ao programa Arapuan Verdade, onde Coutinho detalhou suas intenções e os motivos que o levaram a optar por uma candidatura proporcional em vez de uma disputa majoritária.

Em sua declaração, Ricardo Coutinho deixou claro que sua decisão não é uma disputa pessoal ou interna contra outros membros do Partido dos Trabalhadores (PT), mas sim uma escolha para fortalecer o PT e colaborar com as mudanças necessárias no Congresso Nacional. Ele afirmou que sua candidatura tem o objetivo de combater a extrema-direita e os setores mais fisiológicos da política paraibana, que, segundo ele, voltaram a dominar o cenário político local.

“A disputa não é contra ninguém, muito menos dentro do PT. É uma disputa pelo PT, juntos com os demais companheiros e companheiras que estarão na chapa de federal, particularmente o grande companheiro Luiz Couto”, declarou o ex-governador. Coutinho frisou que o principal objetivo da sua candidatura é fortalecer o projeto de mudanças proposto pelo presidente Lula, especialmente no que se refere à necessidade de um Congresso mais comprometido com as pautas modernas e progressistas.

Em sua fala, Ricardo Coutinho destacou que o Congresso Nacional, por ser marcado pelo fisiologismo e pelo dominante clientelismo, tem dificultado a implementação das mudanças que o presidente Lula propôs para o país. “O Congresso tem 55 bilhões com B de bolas em vendas, algo que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Um Congresso que se nega a discutir as grandes pautas que são do presente e da modernidade”, criticou.

Coutinho também se mostrou consciente da importância do trabalho legislativo para a continuidade e sucesso das políticas do governo Lula. Ele reafirmou seu compromisso em colaborar com a modernização do Congresso e promover mudanças significativas, combatendo a atuação de setores conservadores e fisiológicos.

MAJORITÁRIA PODE SER REPENSADA

Apesar de optar pela proporcional o ex-governador fez uma ressalva importante: caso considere necessário para sustentar o palanque de Lula nas eleições de 2026, ele não se furtará de repensar sua candidatura e, eventualmente, assumir uma disputa majoritária.

“Eu decidi disputar uma vaga de deputado federal. Só não disputaria se fosse convencido de que uma disputa da majoritária seria melhor para o nosso projeto de derrotar a extrema-direita e reeleger o presidente Lula”, afirmou.

Ricardo Coutinho também se disse preparado para os desafios que virão pela frente, tanto no campo político quanto no legislativo. “Eu vou e acho que estou preparado para essa tarefa. Representar os paraibanos no Congresso é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de discutir temas importantes para o país ao lado dos companheiros do PT”, declarou o ex-governador, reforçando seu compromisso com as pautas sociais e econômicas que, segundo ele, são essenciais para o progresso da sociedade brasileira.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464