Após derrota Nilvan entra com AIJE contra Panta, Jackson Alvino e Ednaldo

PUBLICIDADE

O comunicador e ex-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira, por meio do seus advogados adentraram ontem (16), com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contra o atual prefeito, Emerson Panta (PP), o prefeito eleito, Jackson Alvino, e o vice-prefeito eleito, Ednaldo Pereira.

No documento, Nilvan alega que os investigados praticaram abuso de poder político e econômico durante o pleito de 2024. De acordo com o documento, houve contratação excessiva de servidores por excepcional interesse público, aumentos gradativos próximos ao período eleitoral e descumprimento de determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Ainda segundo a ação, “em 2021, primeiro ano da gestão do investigado, ainda prefeito Emerson Panta, a quantidade de contratados por excepcional interesse público […] foi de apenas 04 servidores. Já no ano de 2022, sem qualquer alteração no quadro de servidores efetivos, foram contratados 462 novos servidores por excepcional interesse público”.

A petição destaca que em 2024, ano eleitoral, até o mês de agosto, foram contratados 1.433 novos servidores por excepcional interesse público. Caso seja aceita, além de Emerson Panta ter seus direitos políticos cassados, o prefeito eleito, Jackson Alvino, e o vice, Ednaldo, podem perder o mandato e não assumir a prefeitura. “Um escândalo em ano eleitoral com um aumento de 770 servidores a mais para o ano das eleições”, afirma o documento. Conforme a ação menciona que o TCE-PB emitiu alertas à gestão municipal devido ao aumento exorbitante de contratações. “O Tribunal de Contas do Estado, atento a esta situação, realizou uma auditoria temática […] detectou que 15 municípios paraibanos são responsáveis por 50,49% do total de contratados por excepcional interesse público em todo o estado, ocupando Santa Rita a 4ª posição”, diz a ação.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Decisão foi tomada a várias mãos”, diz Felipe Leitão sobre 2026; anúncio será feito na próxima 2ª, em coletiva

Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

16 de dezembro de 2025

2026: Ministro confirma fala de Cida Ramos e garante que diretório nacional do PT respeitará decisão do partido na Paraíba

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…

16 de dezembro de 2025

Luciano Cartaxo defende que PT defina posição sobre as eleições estaduais até janeiro: “Entrar o ano com essa decisão”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…

16 de dezembro de 2025

Wilson Santiago sai em defesa de Hugo Motta e afirma que tensão no Congresso é ampliada pelo período pré-eleitoral

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…

16 de dezembro de 2025

Apesar de mirar prefeitura de Cabedelo, Ricardo Barbosa adota cautela para não perder bases em 2026

O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…

16 de dezembro de 2025

Filiado ao União, Bruno confirma apoio a Efraim ao Governo em 2026: “Não vejo razão pra tomar um caminho muito diferente”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…

16 de dezembro de 2025