Categorias: Política

Apoio de Cássio a Cícero gera reações

GUIA ELEITORAL: apoio de Cássio a Cícero gera reações; união com RC em 2010 foi determinante para vitória do socialismo

 

A decisão do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) de gravar participação no Guia Eleitoral do candidato tucano a prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, causou desagrado à postulante do PSB, Estelizabel Bezerra. Embora a atitude tenha sido coerente do ponto de vista partidário, Estela reagiu com veemência, dizendo que foi "uma lástima" o comportamento do senador e advertindo que isto terá consequências na aliança pessoal firmada por Cunha Lima com o esquema do governador Ricardo Coutinho. Estelizabel, que na largada para o páreo chegou a ser visitada por Cássio, a quem apresentou propostas para uma eventual gestão na capital, tinha a expectativa de que o senador se engajasse ao seu palanque ou, então, adotasse posição de neutralidade no confronto no maior colégio eleitoral do Estado. A posição da candidata não é unânime nas hostes socialistas. O presidente do diretório municipal, Ronaldo Barbosa, considerou natural a postura de Cunha Lima.
 
 

Na sua intervenção, programada para aparecer nos programas de rádio e TV e em inserções televisivas, Cássio Cunha Lima afirma que pela sua experiência e dedicação à cidade de João Pessoa, Cícero merece voltar ao cargo, que ocupou por duas vezes. Ressaltou que Lucena é um gestor preparado e capacitado para dirigir os rumos da capital com vistas ao futuro e mencionou laços de amizade e afinidade com ele, destacando a relação afetiva que Ronaldo Cunha Lima possuía com Cícero, tanto que o escolheu para vice na campanha ao governo estadual em 90, contra Wilson Braga. Cássio prontificou-se, igualmente, a auxiliar Lucena nos projetos que pretende implantar em João Pessoa, caso seja eleito este ano. Coincidindo com a estreia de Cássio no Guia da capital, o ex-governador José Maranhão, candidato do PMDB, fez críticas a Cícero Lucena, insinuando que vai combater atos de corrupção caso chegue a assumir a prefeitura. Até então, Maranhão vinha mantendo relação cordial com Cícero, mas o seu sobrinho, Benjamin, fizera ataques sutis ao tucano. Deputado federal licenciado e coordenador da campanha do tio, Benjamin teria agido dessa forma para tentar diferenciar os dois candidatos, que, de acordo com pesquisas, polarizam as preferências do eleitorado pessoense.
 
 

A participação de Cássio no Guia de Cícero simbolizou, para alguns ciceristas, uma reaproximação entre ambos. Os dois senadores ficaram com o relacionamento estremecido quando, na campanha de 2010 ao governo, Cássio aconselhou Cícero a se testar como candidato, mas surpreendeu a todos declarando apoio à candidatura de Ricardo Coutinho. Justificou, na oportunidade, que se tratava de uma estratégia para derrotar nas urnas o ex-governador José Maranhão, que havia assumido o Executivo em 2009 por decisão judicial diante da cassação do mandato de Cássio pelo Tribunal Superior Eleitoral. A aposta de Cássio em Ricardo foi decisiva para que Coutinho, finalmente, derrotasse Maranhão nas urnas. Cícero evitou passar recibo de desconforto e chegou a se empenhar para que Cássio fosse investido no mandato de senador, que era, então, ocupado por Wilson Santiago, devido a uma interpretação equivocada do Supremo Tribunal sobre a aplicação da Lei Ficha Limpa. A polêmica, agora, nos meios políticos, é sobre a influência que a estreia de Cássio no Guia terá com vistas a reforçar a campanha de Cícero Lucena.

 

 

LANA CAPRINA 

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026