Categorias: Política

Apesar de proibição, poluição visual domina ruas de João Pessoa

PUBLICIDADE

 A poluição visual afeta a estética e impacta a arquitetura de João Pessoa, ao ponto de moradores, arquitetos e paisagistas, e até o Ministério Público, através da Promotoria do Meio Ambiente solicitarem mais empenho da Prefeitura Municipal no controle. Conforme as queixas que chegam a Sedurb, a poluição visual que aparece de forma mais agressiva no centro da capital e nas principais ruas e avenidas é excessiva e tem se propagado através de cartazes, anúncios, faixas, pinturas, placas, outdoors e painéis eletrônicos ou telões luminosos.

“Deveria ter a divulgação voltada a algo relacionado à saúde, doença, educação. Acho desnecessário pelo fato de ser algo que só faz sujar as ruas e não ocorre a manutenção devidamente”, disse a operadora em atendimento Elis Regina.

Em períodos de eleições, além das propagandas consumistas e de serviços, as propagandas de políticos em muros de casas, carros, postes e placas de utilidade pública, contribuem para que a cidade fique ainda mais feia e poluída. Além de toda essa poluição, no período eleitoral a cidade é literalmente invadida por panfletos de propaganda eleitoral que ficam espalhados pelo chão em vias e estabelecimentos públicos, acarretando outro tipo de poluição.

“Não tenho nada contra essas propagandas, inclusive é uma forma de renda para quem trabalha nessa área. Creio que têm alguns tipos de anúncios que tiram a nossa concentração, levando a distração”, afirma o motoboy Eduardo Dias.

Toda a zona comercial de João Pessoa, seja no centro, nos bairros ou nas principais avenidas, são os locais que mais apresentam o problema. São exatamente nos locais de maior concentração de lojas que o apelo publicitário é mais agressivo e excessivo. Principalmente com a utilização de outdoors, telões luminosos ou painéis eletrônicos.

 

 

 

 

Combate – Para o promotor da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, João Geraldo, a capital já teve pior no que diz respeito a poluição visual. "Antes qualquer pessoa chegava em um local e podia colocar um cartaz ou outdoor, mas depois que o Ministério Público começou a cobrar da prefeitura um controle maior, foi iniciada uma cobrança sobre as pessoas que fazem publicidade nas ruas, e os outdoors e placas foram diminuindo, mas ainda é um problema", disse o promotor denunciando que a poluição também é grande nos postes da Energisa com muitos fios de operadoras telefônicas expostos.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível graças a uma decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Prazo para tirar título eleitoral termina no próximo dia 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024

vBelo-PB vence o Mixto-PB por 2 a 0 e avança na Série A3 do Brasileirão

As jogadoras do Botafogo-PB venceram na tarde de ontem (29) na Série A3 do Campeonato…

30 de abril de 2024

Caminhão de cimento atropela motociclista no Acesso Oeste, em João Pessoa

Na noite de ontem (29), um motociclista foi atropelado por um caminhão de cimento no…

30 de abril de 2024

Proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024