A Paraíba o tempo todo  |

“Anular voto não anula a eleição” reafirma coordenadora da corregedoria do TRE-PB

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Seguindo na onda das ‘fake news’ que parecem ter se multiplicado neste período eleitoral, a informação de que se os eleitores votarem nulo e a porcentagem de votos anulados for a maioria as eleições também são anuladas e os candidatos ficam impossibilitados de concorrer novamente, voltou a circular pelas redes sociais.

Quem é a favor faz corrente, republica e pede para que amigos e familiares façam o mesmo, mas essa é mais uma notícia falsa que não tem fundamento algum na Legislação Eleitoral.

De acordo com a coordenadora da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto, alardeando essa informação falsa as pessoas estarão prestando um desserviço à democracia, haja vista a eleição não será anulada e ganhará aquele candidato que a maioria que votou de forma correta escolher.

“Essa pessoa vai transferir para a pessoa que vota o poder de eleger quem ela queira. O cidadão se exime do direito de exercer a cidadania e deixa que outra pessoa faça por ele” detalhou.

A coordenadora ainda explicou em quais situações a eleição pode ser anulada, mas em nenhuma delas o fato de votar nulo se encaixa.

“A eleição só é cancelada quando a maior parte dos votos fica nula em razão de uma irregularidade ou possível cassação da chapa do vitorioso. A "nulidade" a que a legislação se refere diz respeito a votos tornados nulos por decisão judicial, devido à prática de abuso de poder político, por exemplo” concluiu.

PB Agora

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe