O advogado Anselmo Castilho oficializou, nesta segunda-feira (28), a desfiliação do Partido dos Trabalhadores. A posição ocorre após decisão da sigla de suspendê-lo por três meses por desobediência a uma definição partidária. A punição foi estendida, ainda, à ex-presidente da sigla, em João Pessoa, Giucélia Figueiredo, ao militante Josenilton Feitosa e ao deputado estadual Anísio Maia. Este último, vale ressaltar, foi punido com um seis meses de afastamento e também deve deixar a agremiação. O motivo dos afastamentos foi a candidatura de Anísio a prefeito da capital, em 2020, contrariando decisão do Diretório Nacional do partido.
Em carta aberta, Castilho diz que o PT vem mudando para pior e que o “viés autoritário” se apropriou do partido de forma exacerbada. A saída, segundo ele, ocorre por não concordar com “autoritarismos, mesmo os de esquerda”. Diz ainda que o partido desconsiderou o estatuto da sigla quando aceitou o retorno do ex-governador Ricardo Coutinho ao partido, bem como o do ex-prefeito Luciano Cartaxo.
Procurada pelo blog na semana passada, Giucélia Figueiredo disse que “não deixará o PT de forma alguma”. O mesmo não pode ser dito de Josenilton Feitosa. Ele disse que vai estudar o caminho a ser trilhado. O presidente do partido, na Paraíba, Jackson Macedo disse que conversou com todos os militantes punidos, com pedido para eles não deixassem o partido. O caso de Anísio Maia, no entanto, é especial porque ele precisa trocar de sigla se quiser ser candidato em outro partido.
Com informações de Suetoni Souto Maior
Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara,…
Uma nova rodada de pesquisa realizada pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…
Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…
O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…