Categorias: Política

Aníbal não ingressa com ação contra RC e Agra

Aníbal Marcolino desiste de ingressar nesta 2ª com ação de improbidade no MPF e no MPE contra o governador da Paraíba e o prefeito de João Pessoa

O deputado estadual Aníbal Marcolino (PSL), desistiu de ingressar nesta segunda-feira com uma ação no Ministério Público Estadual e no Ministério Público Federal contra o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), a Secretária de Educação, Ariane Sá, e o governador Ricardo Coutinho (PSB) sob a acusação de improbidade administrativa.

Segundo a assessoria do parlamentar, está prevista para amanhã a ida do deputado às autoridades competentes para firmar a acusação. A assessoria também não explicou o motivo do adiamento.

O parlamentar acusa a gestão municipal da Capital de ter usado ilegalmente o dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), para contratar os serviços da empresa de vigilância GADE nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 com valores astronômicos. Para o parlamentar, além de ter o destino desviado, os contratos pagos com recursos do Fundo dobraram anualmente, passando de R$ 26 mil/anual em 2005, para mais de R$ 2 mihões em 2010.

“Estou pedindo a improbidade administrativa de todos, Luciano Agra, Ariane Sá e Ricardo Coutinho, então prefeito na época, por usar ilegalmente o dinheiro que é destinado à educação para contratar uma empresa de vigilância”, explicou.

A empresa, conforme Aníbal, foi contratada sob a justificativa de prestar segurança nas escolas, nos Creis, na Estação Ciência de Cabo Branco, nas unidades administrativas da Sedex e até nos novos prédios a serem construídos.

“Como é que uma empresa pode receber o pagamento adiantado de algo que ainda vai ser construído”, reclamou.

Sem medo de represálias, Aníbal informou que está com toda a documentação em mãos, assinada pela Secretária Ariane Sá, autorizando o aumento gradativo do contrato com a empresa Gade, cujos recursos para pagamento são provenientes do Fundo da Educação. O parlamentar adiantou ainda que vai participar da audiência pública com a Secretária de Educação na Câmara Municipal de João Pessoa para fazer a denúncia oficialmente no legislativo municipal.

“O dinheiro da Educação não pode ser utilizado para outro fim, isso é improbidade. Eu vou fazer a denuncia oficialmente e vou levar todas as copias para os colegas do parlamento municipal e para o Ministério Publico Federal e Estadual”, completou.

PB Agora
 

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026