Categorias: Política

Análise – RC terá, no mínimo, um papel importante no processo sucessório na Grande JP

PUBLICIDADE

Desde que a Sexta Turma do STJ, quase que por unanimidade, decidiu que o ex-governador Ricardo Coutinho deveria permanecer em liberdade, na Capital e no resto do Estado a pergunta é uma só: RC será mesmo candidato à sucessão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo?

Há muitas dúvidas e turbilhões de águas a rolar sob a ponte. Mas existe uma certeza: se por qualquer motivo Ricardo Coutinho não for candidato a prefeito de João Pessoa, terá um papel muito importante nesse processo, sobretudo pelo indiscutível recall que amealhou ao longo de uma das mais bem-sucedidas trajetórias políticas da história da Paraíba. Ricardo não foi só um grande gestor; foi também protagonista de um ousado projeto que mudou radicalmente o cenário da política paraibana, derrotando “imbatíveis” e enterrando oligarquias. Portanto, não há como negar que um político com este perfil, em quaisquer que sejam as circunstâncias que lhe cercam, terá grande influência (talvez decisiva) em qualquer processo eleitoral.

Topa ou não topa?
Quanto a disposição de Ricardo Coutinho para disputar a Prefeitura de João Pessoa ninguém duvida. Entretanto, a Operação Calvário é um corcovado no seu caminho, no que pese as duas vitórias que ele obteve no STJ e STF, em menos de 24 horas, uma mantendo-lhe em liberdade e em condições de elegível e outra determinando que o Gaeco ofereça total acesso aos advogados do ex-governador a todas às provas decorrentes da investigação em curso.

Em meio a tudo isso, a maior certeza é de que Ricardo Coutinho terá opinião e lado, sobretudo, com relação à sucessão do prefeito Luciano Cartaxo. E rezem e acendam muitas velas os adversários, para que Ricardo não chegue em tempo hábil na condição de elegível e, portanto, pronto para enfrentar a disputa. Afinal, apesar de tudo, num cenário de notória pobreza de liderança, é provável que o ex-prefeito de João Pessoa e ex-governador da Paraíba seja um grande empecilho para esse monte de cacareco (com honrosas exceções) que está se apresentando para a disputa.

Mais uma
O ex-governador Ricardo Coutinho obteve mais uma vitória no âmbito da Justiça, desta vez no STF: o ministro Gilmar Mendes determinou que os advogados de defesa de RC tenham acesso às provas obtidas pelo Gaeco, do Ministério Público da Paraíba, no âmbito da Operação Calvário.

E eu, na minha santa ignorância, pensava que naturalmente a defesa já tinha acesso. Afinal, como defender um acusado sem saber o que pesa contra ele?

 

Wellington Farias
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

O governador João Azevêdo manteve o apoio às empresas de transportes de passageiros urbano, da…

27 de abril de 2024