ANÁLISE: Nilvan, a prefeitura de Santa Rita, e um xadrez político que ainda pode estar longe do xeque-mate

PUBLICIDADE

Não se falou de outra coisa hoje no noticiário político da Paraíba para além da desistência do comunicador Nilvan Ferreira em ser candidato a prefeito de João Pessoa, após não superar o boicote que sofreu do seu partido, o PL.

Para além deste fato, muito se comentou também a respeito do seu futuro político. Ele vem sendo estimulado e admitiu que está ponderando se lançar candidato a prefeito de Santa Rita, cidade onde foi o mais votado na eleição para governador em 2022.

Porém, arrisco dizer que se ele tiver bons conselheiros políticos lhe cercando, ele jamais fará essa movimentação.

Primeiro que não se pode subestimar a força da Família Panta no município, com Dr. Emerson concluindo o seu segundo mandato e devolvendo a autoestima aos santa-ritenses com obras e serviços e a deputada estadual Jane Panta, primeira-dama do município, tendo sido eleita em 2022 com a maior votação para uma candidata mulher a pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Mais importante: se por ventura vier a ser eleito prefeito em Santa Rita, Nilvan terá que ficar de fora de uma disputa estadual até pelo menos 2030. Isso porque em 2026, quando terá a próxima eleições para deputados estadual e federal, senador, governador e presidente, Nilvan estaria apenas em seu segundo mandato como prefeito da Terra dos Canaviais e pegaria muito, mas muito mal ele abandonar a gestão da cidade para se lançar a uma disputa por uma vaga na ALPB, por exemplo. O ex-prefeito de São Paulo, João Doria, fez isso… Até conseguiu ser eleito governador, mas depois sumiu completamente da vida pública. Caiu em um descrédito irreversível.

Muito melhor para ele seria ser candidato a vereador de João Pessoa, vencer com uma certa tranquilidade, já que ele tem votos na Capital, isso ninguém questiona, contratar uma equipe de marketing e mídia ‘top de linha’ para colocar em evidência o seu mandato pautado pela oposição ao futuro prefeito; se lançar candidato a deputado estadual em 2026, com grandes chances de vitória e, finalmente, conseguir o seu prêmio tão sonhado: a Prefeitura de João Pessoa em 2028.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025