A Paraíba o tempo todo  |

ANÁLISE: Esposas de políticos paraibanos ganham protagonismo nas eleições 2024, influenciando alianças e composições das chapas

Nas eleições de 2024, em vários municípios paraibanos, as esposas dos políticos estão sendo um fator determinante na composição das alianças.

Após o lançamento da pré-candidatura de Tacyana Leitão (PSB) – esposa do deputado estadual Felipe Leitão – à prefeita de Bayeux, com o apoio da atual prefeita Luciene Gomes e do governador João Azevêdo (PSB), se multiplicou no noticiário político a articulação para que outras esposas de políticos importantes ocupem cargos nas majoritárias em 2024.

Somente hoje, duas tiveram seus nomes lembrados: a esposa do deputado federal Mersinho Lucena (PP), que deve ser indicado pelo seu marido para ser vice-prefeita na chapa de André Coutinho (União Brasil) em Cabedelo, com o apoio do atual prefeito Vitor Hugo; e a cônjuge do deputado estadual Júnior Aráujo (PSB), Ana Emília, cujo nome foi ventilado para ocupar a chapa majoritária apoiada pelo prefeito de Cajazeiras José Aldemir (PP).

E não para por aí.

Outra mulher que tem em seu marido um político de peso e deve figurar em destaque nas eleições de 2024 é a atual prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Avante), disputando a reeleição. Ela é esposa de ninguém menos que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Adriano Galdino (Republicanos).

Duas mulheres que também têm sempre seus nomes lembrados são Ana Cláudia Vital do Rêgo e Micheline Rodrigues – companheiras do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), respectivamente. O nome de uma delas provavelmente deve ser utilizado pelo atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) para ratificar a aliança com os parlamentares.

Apesar do papel de destaque e protagonismo dessas mulheres em 2024, está longe de ser uma novidade. Nas eleições recentes, não foi raro ver o nome de esposas de políticos consolidados em chapas majoritárias, servindo como argamassa da aliança. Em 2022, por exemplo, ao disputar o Governo do Estado, Veneziano recorreu à mulher do agora deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), Maísa Cartaxo, em sua chapa. Em 2018, o então candidato a governador Lucélio Cartaxo (na época no PV) usou Micheline na sua chapa para ratificar a aliança com o grupo Cunha Lima.

 

Feliphe Rojas
PB Agora


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe