Categorias: Política

Análise: em tempo de lavajatismo, condenar um candidato a seis dias do pleito dá muito o que falar

PUBLICIDADE

Vamos combinar: no Brasil do lavajatismo de Sérgio Moro e dos Dallagnol da vida, quando a justiça demora seis anos para julgar um processo eleitoral e o faz faltando seis dias para a eleição, para condenar um candidato bem posicionado no cenário da disputa, é razoável entender que as pessoas têm muito do que desconfiar.
Por mais correto que possa estar o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral sobre as AIJEs contra o ex-governador Ricardo Coutinho, tanto a demora para fazê-lo, quanto o contexto do julgamento e a proximidade com o pleito motivam muito bochicho a respeito.

Mas vamos ao que interessa. Talhado para as adversidades, o ex-governador Ricardo Coutinho em resposta a questionamentos da coluna foi bastante enfático: “A candidatura está mantida e vou ganhar a eleição”.

Argumentos
Segundo Ricardo Coutinho, o parágrafo 2º do artigo 262 do Código Eleitoral diz que “recurso contra expedição de Diploma, sendo eleito, decorrente de alterações fáticas ou jurídicas deverá decorrer até a data fixada para que os partidos políticos apresentem os seus requerimentos de registros de candidatura. Ou seja, eu não só apresentei o registro como este foi deferido”.

A propósito, o ex-governador encaminhou mensagem de texto à coluna para fundamentar que a sua candidatura está mantidíssima. Eis o teor da mensagem:
“O parágrafo 2º do art. 262 do Código Eleitoral, que foi incluído pela lei 13.877/2019, estabelece o seguinte:

“A inelegibilidade superveniente apta a viabilizar o recurso contra a expedição de Diploma, decorrente de alterações fáticas ou jurídicas, deverá ocorrer até a data fixada para que os partidos políticos e as coligações apresentem os seus requerimentos de registros de candidatos”.

“Ou seja, de acordo com a redação mais atual do Código Eleitoral, a inelegibilidade só pode afetar a candidatura se ela for verificada até o dia em que os partidos políticos encaminharem à justiça eleitoral os seus requerimentos de registro. Como o requerimento de registro de candidatura de Ricardo Coutinho foi enviado no dia 23/09/2020, somente até esta data a declaração de inelegibilidade poderia interferir na sua participação no pleito de 2020. A decisão do TSE, ainda que possua efeitos imediatos, somente foi proferida no dia 10/11/2020.”

Considerações

Sobre os novos fatos acerca de sua candidatura, Ricardo comentou: “É o de sempre. É o que está aí. É a violência. Agora, isso foi um tiro no pé, porque as pessoas vão pra urna e vão votar. A candidatura está mantida. Vamos resistir. Vamos vencer e vamos governar”.

Ricardo Coutinho ainda comentou que nenhuma candidatura que está aí consegue ter a condição de ser apoiada pelo povo numa perspectiva de um governo democrático-popular. “Um governo com as características do nosso. Vamos à luta. Estão tentando de tudo. Sabe qual é o sinal disso de, a cinco dias (das eleições), o TSE tomar uma decisão dessa? Colocar em pauta algo que não teria efeito, porém, procurando simplesmente o efeito de viabilizar. É um sintoma muito claro: a cidade está tomada de um sentimento silencioso e enorme. Agora com essa decisão, não sei se será tão silencioso. Mas eu sei que o tiro está sendo no pé”.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa tem dois trechos de praias impróprias para banho no fim de semana

Dois pontos da orla de João Pessoa foram apontados como impróprios para banho durante o…

18 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

18 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

18 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

18 de janeiro de 2026

Antes da estreia no Paraibano, Botafogo anuncia mais um reforço para a lateral esquerda

O Botafogo-PB anunciou oficialmente neste sábado (17), a contratação do lateral-esquerdo Luiz Fernando, de 25 anos, conhecido como Bull.…

18 de janeiro de 2026

Projeto Vila Kids Sejel oferece colônia de férias dominicais gratuitas na Vila Olímpica Parahyba

Vila Olímpica Parahyba será palco neste domingo (18) de muitas brincadeiras e recreação com crianças…

18 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464