Categorias: Política

Análise: clã Cunha Lima inicia “ensaio” para voltar ao Governo da PB com Pedro

O protagonismo político do clã Cunha Lima na Paraíba foi, de certa forma, sepultado com a amarga derrota do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que, no pleito de 2018, em tentativa de reeleição frustrada para o Senado, foi triturado pelos adversários, ficando em quarto lugar.

Diminuta aquela colocação, e até certo ponto vergonhosa, justamente pela então envergadura política que Cássio Cunha Lima mantinha. Tratava-se de tamanho “hiperbólico”. Algo imenso, posto ele descendente de longa linhagem política e vitoriosa, tendo em seu DNA ninguém menos que o poeta Ronaldo Cunha Lima, seu pai.

Para se ter uma ideia da força política de Ronaldo Cunha Lima, o mesmo foi vereador de Campina Grande, deputado estadual da Paraíba por dois mandatos consecutivos, prefeito de Campina Grande em duas ocasiões, governador da Paraíba, senador da República e eleito deputado federal por duas vezes.

Já Cássio, seu sucessor direto, trilhou caminho similar, exibindo carisma e habilidades políticas de poucos. Em seu currículo constam os seguintes cargos eletivos: prefeito de Campina Grande por três mandatos, deputado federal por dois mandatos, governador da Paraíba por duas vezes e senador do Estado por dois mandatos.

E hoje? Bem, Cássio está recluso. Vem optando por seus afazeres no campo das ciências jurídicas, e envia acenos pálidos para ingressar novamente na seara política. E vamos seguindo o raciocínio lógico.

Outros da família já expressaram o desejo de disputar o pleito de 2020; citando, por exemplo, o ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima. Ele busca ser o postulante do grupo a prefeito de Campina Grande.

Mas o que chama a atenção para o dia de hoje parte de uma declaração dada pelo deputado federal e presidente do diretório regional do PSDB, Pedro Cunha Lima. Em entrevista à Rádio Arapuã, disse o tucano, que vem a ser filho de Cássio e, lógico, neto de Ronaldo, nutrir o sonho de ocupar o Palácio da Redenção.

Mesmo com pouca idade,falou o deputado federal estar pronto para um futuro confronto no que diz respeito ao cargo de governador da Paraíba em 2022. Pragmático e estrategista, observa o desenrolar da política do estado, em especial o imbróglio interno do PSB.

Como o avô e o pai, Pedro Cunha Lima é analítico e aguarda a hora certa para figurar no cenário político de 2022. Não busca ser ele “telhado de vidro” na disputa para a prefeitura de Campina Grande. Racharia o grupo, ainda mais.

Pedro Cunha Lima não busca correr o risco de ter revés semelhante a seu pai. Aí seria a pá de cal sobre o clã. Ele pensa correto.

 

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa, Raphaella Brilhante

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026