Categorias: Política

Análise: Calma, também não é assim. Anísio tem história e merece mais respeito

PUBLICIDADE

A nota emitida pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, em que – nas entrelinhas – atira sobre o deputado Anísio Maia a pecha de “laranja” a serviço da direita é injusta e desrespeitosa com o candidato do seu próprio partido à Prefeitura de João Pessoa.

Tudo bem que, do ponto de vista de estratégia dos segmentos da esquerda para enfrentar a direita neste processo, a teimosia de Anísio Maia de se manter candidato à sucessão de Luciano Cartaxo – respaldada por todo o Diretório Municipal do PT – pode até favorecer ao avanço da direita. Mas daí a dizer – ou simplesmente insinuar – que o deputado estaria deliberadamente a serviço de alguém vai uma distância e tanto.
Por gravidade, a nota assinada por Gleisi Hoffmann atinge todo o Diretório Municipal petista, incluindo a sua presidente, Giucélia Figueiredo.

Sobretudo Giucélia e Anísio Maia são, reconhecidamente, os melhores quadros do Partido dos Trabalhadores na Paraíba. As suas respectivas histórias de militância, e luta no enfrentamento da direita, não dão cabimento a Gleisi, para que trate de forma tão injusta, deselegante e grosseira os que sempre foram para o PT “bravos companheiros de Lula”.

A menos, é claro, que haja algo de sujo por trás do projeto que, neste momento, Anísio Maia representa neste processo, o que seria uma tremenda surpresa para todos que acompanham a história política da Paraíba, sobretudo naquilo que é inerente ao Partido dos Trabalhadores.

Na dúvida, o mais prudente é julgar cada um pela história que construíram ao longo de suas caminhadas. E, com toda a certeza, por este ponto de vista, Anísio e Giucélia ainda têm bastante crédito.

Sem falar no direito líquido e certo do deputado de disputar a eleição para prefeito.

Agora…

Independente de qualquer outra coisa, no entanto, os segmentos da esquerda correm o sério risco de entregar o ouro ao bandido. Ou seja: possibilitar que a direita ou o bolsonarismo tome conta também da Prefeitura da Capital.

Neste ponto, aí sim, o deputado Anísio Maia pode estar cometendo um sério equivoco, embora não deliberadamente: o de inviabilizar a união de todos os segmentos da esquerda num mesmo projeto capaz de, de fato, impedir a ascensão da extrema-direita à Prefeitura da Capital.

Única saída

No contexto atual da política pessoense, apenas um nome tem tamanho e densidade eleitoral para evitar a ascensão do bolsonarismo e da direita ao cargo de prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho.

Mesmo assim, dadas as circunstâncias por tudo que lhe tem acontecido nos últimos tempos, ele teria de ter o reforço e o apoio de todos os segmentos da esquerda.

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com 3% da população gaúcha, Canoas lidera ranking de desabrigados

Enchentes no Sul. A cidade de Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, reúne…

15 de maio de 2024

Mulher leva tiro durante festa de aniversário na cidade de Cabedelo

Apesar de estar num momento festivo de aniversario, uma mulher foi baleada na barriga enquanto…

15 de maio de 2024

Lula demite Jean Paul Prates, presidente da Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Lula (PT) demitiu ontem, terça-feira (14/05), Jean Paul Prates…

15 de maio de 2024

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mulher diz que não esfaqueou o marido em João Pessoa e culpa terceiro

Em sua defesa na tarde de ontem (14), uma mulher que e acusada de matar…

15 de maio de 2024

Dona Fátima destaca investimentos do governo João Azevedo no Maior São João do Mundo

Ao participar do evento promovido pelo governador João Azevedo (PSB), nesta terça-feira em Campina Grande…

15 de maio de 2024