Lei de autoria de Bira é uma prova do pioneirismo legislativo da CMJP

A presidente Dilma Roussef (PT) sancionou, no último dia 25, a lei que estende a licença-maternidade a mulheres e homens que adotarem criança de qualquer idade. Em João Pessoa, lei similar a essa de autoria do vereador Bira (PT) já vigora desde o ano de 2009. Uma prova do pioneirismo legislativo da Câmara Municipal que torna a capital paraibana veterana em legislações que ainda estão sendo implantas em âmbito federal.

“No primeiro ano do nosso mandato, em 2009, apresentei e logo foi sancionada a lei que garante a ampliação do direito à licença-maternidade de 180 dias para as mães que adotarem crianças de qualquer idade. Essa foi uma lei bastante prestigiada pelas servidoras públicas e pelo GEAP (Grupo de Estudos e Apoio à Adoção)”, relembrou o líder da bancada governista na CMJP.

Outra lei de autoria do vereador Bira que foi implantada com antecedência em João Pessoa é a que dá direito a licença-paternidade de 30 dias para os servidores efetivos, comissionados e prestadores de serviço da prefeitura e da Câmara Municipal. No Congresso Nacional a ampliação para apenas 15 dias ainda está em processo de discussão.

“Aprovamos a ampliação da licença-paternidade de 30 dias para os servidores municipais. No Brasil todo é de apenas cinco dias. Esse foi outro avanço que colocou João Pessoa como referência”, explicou.

O protagonismo político de Bira rendeu reconhecimento do seu colega de parlamento, o vereador Bruno Farias (PPS), que o parabenizou pela exímia atuação ao falar que o líder petista sempre foi um defensor das mães e dos pais pessoenses.



Redação com Assessoria

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

JP: vereadores tentam justificar prazo vencido para apresentação da LOA 2020

A proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, apesar de já está com prazos vencidos de apresentação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP),…

Sexta fase da Operação Calvário cumpre mandados de busca e apreensão, na PB

Mais uma fase da Operação Calvário foi deflagrada nesta terça-feira (15). O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) cumpre, desde as primeiras horas da manhã…