Categorias: Política

ALPB realiza audiência pública nesta quinta para debater a LDO 2022

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, realizará audiência pública, nesta quinta-feira (20), para debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), 2.730/2021, que está em tramitação na Casa Epitácio Pessoa. O prazo para os deputados apresentarem emendas à LDO 2022 vai até a próxima sexta-feira (21).

O debate, que vai acontecer por videoconferência, será uma oportunidade para os deputados, gestores e entidades, além da sociedade em geral, conhecer e sugerir emendas para o projeto de lei 2.730/2021.

Tanto a audiência pública, quanto a apresentação de emendas pelos parlamentares à LDO são exigências da legislação e fazem parte de um calendário de tramitação da matéria na ALPB. Na audiência pública, o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins de Carvalho, fará um relato sobre os termos em que foi elaborada a LDO.

O parecer final da peça orçamentária deve ser apreciado entre os dias 21 deste mês e 9 de junho. Aprovado, deverá ser publicado até o dia 10 de junho. A partir do dia 11 de junho, a proposta já poderá ser incluída na Ordem do Dia para ser votada por todos os deputados.

De acordo com o presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, Branco Mendes, a audiência pública contará com a participação de representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, além de entidades cientificas, culturais, associações, sindicatos e demais instituições representativas, que têm interesse na construção da peça orçamentária.

A LDO, que tem como relator o deputado Buba Germano, está em tramitação na Casa desde o dia 15 de abril e seu texto foi publicado no Diário do Poder Legislativo no último dia 23, bem como o calendário de sua tramitação.

O que é a LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer nas principais diretrizes da Administração Pública as suas metas e prioridades no que se refere aos programas que o Governo pretende executar no exercício seguinte, principalmente para a elaboração do Orçamento. Ela antecede e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Participação popular

A população também pode apresentar as suas sugestões para a construção da peça orçamentária, quando da realização da Audiência Pública. Aos deputados é dado o direito de apresentar emendas incorporando as iniciativas populares.

Saúde e Educação

As metas e prioridades com relação à Saúde e Educação deverão estar delineadas no Plano Plurianual (PPA) que só deverá chegar ao Poder Legislativo em setembro deste ano, junto com a Proposta Orçamentária anual (LOA).

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024