Categorias: Política

ALPB intensifica coleta de assinaturas de apoio à Campanha SOS Seca Paraíba

PUBLICIDADE

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) intensificou, nesta terça-feira (22), as ações da Campanha SOS Seca Paraíba, lançada pela ALPB na última terça-feira (15), com a instalação de pontos fixos, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, para coletar assinaturas para o abaixo-assinado de apoio a Campanha.

O objetivo do abaixo-assinado é reforçar, junto às autoridades federais e estaduais, a “Carta da Paraíba”, documento oficial da campanha – que é fruto da “Caravana da Seca”, realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012.

A Caravana da ALPB teve como objetivo verificar in loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba, em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema.

O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destaca que a Campanha é um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais e duradoras sobre a convivência com a seca.

Em João Pessoa, foram montados postos fixos da campanha para o recebimento de assinaturas na Lagoa do Parque Solon de Lucena, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 18h00; no Ponto de Cem Réis, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 18h00; no Busto de Tamandaré, das 17h00 às 21h00; no Largo da Gameleira; no Mercado de Mangabeira, das 08h00 às 15h00; na Praça da Paz, nos Bancários, das 16h00 às 21h00. Já em Campina Grande, as tendas foram montadas no calçadão da Maciel Pinheiro, Praça da Bandeira e Terminal de Integração.

No período da manhã, a aceitação da população a Campanha foi muito boa, com diversas pessoas assinando o abaixo-assinado nos pontos de coleta instalados na Capital.

Na Lagoa, o estudante universitário Ruan Cabral disse que a iniciativa da ALPB é muito importante, pois o processo de desertificação no Nordeste é grande e as autoridades precisam se posicionar contra o problema.

“A nossa região é viável, falta apenas vontade política. Imagine se existisse um projeto bem estruturado, com políticas públicas adequadas para o Semiárido? Com certeza a região seria muito prospera e o sofrimento do sertanejo acabaria. O Nordeste tem um potencial enorme de produção e muita mão de obra. Então, só falta vontade política para que possamos ser um forte meio de produção para a economia brasileira. A Assembléia está de parabéns por iniciar este processo”, sustentou.

Já a assistente Social, Sonisa Monteiro, considera a iniciativa da Casa de Epitácio Pessoa louvável e destacou a importância da sociedade apoiar a campanha participando do abaixo-assinado de apoio ao SOS Seca Paraíba.

“A seca é um problema grave, sem a devida atenção das autoridades, mas juntos poderemos mudar esta triste realidade. A população deve sempre participar e colaborar com ações como esta da Assembleia paraibana”, afirmou.

No Ponto de Cem Réis, o psicanalista Robson Pasteur de Araújo disse que as pessoas precisam se engajar na Campanha e tomar coragem de cobrar ações estruturantes para o Nordeste.

“A região precisa de água e dinheiro tem aos baldes para realizar obras no semiárido. Apenas os recursos são mal investidos. Políticas publicas adequadas vai evitar o êxodo rural, pois é muito difícil para os sertanejos viverem em outras regiões, a exemplo da Sul e Sudeste, lá o sofrimento será maior. Enfim, a região Nordeste é viável e o povo nordestino poder viver muito na região”, enfatizou. Também no Ponto de Cem Réis, a promotora de vendas Ana Maria Medeiros disse que a Campana da ALPB é uma forma de lutar pelos que não “tem vez e voz”.

Durante toda semana, os moradores de toda a Paraíba, poderão aderir à campanha assinando o abaixo-assinado em locais de grande circulação, a exemplo de shoppings centers, terminais rodoviários e universidades, e também através da internet, no site www.al.pb.gov.br.

Os voluntários também irão percorrer locais de missas e cultos para o recolhimento de assinaturas. A pretensão é reunir 400 mil assinaturas para encaminhar à Presidência da República, junto à Carta da Paraíba e o Relatório da Caravana da Seca, realizada no mês de dezembro.

O deputado Francisco de Assis Quintans (Democratas), presidente da Frente Parlamentar da Seca da Casa de Epitácio Pessoa, disse que a coleta de assinatura está superando as expectativas, com a população aderindo em massa a Campanha.

“O abaixo-assinado está muito positivo em João Pessoa, está tendo bastante adesão. No interior, os prefeitos, deputados e a população em geral estão muito engajados nesta Campanha, que volto a ressaltar, não é da Assembleia paraibana e sim de todo o povo nordestino”, declarou.

Assinaturas

Na sexta-feira (18) e sábado (19), equipes da Campanha SOS Seca Paraíba estiveram no Ponto de Cem Réis e Busto de Tamandaré e neste final de semana a coleta continuará no Extremo Cultural. Na próxima sexta-feira (25), a coleta acontecerá, das 17h00 ás 21h00, no Ponto de Cem Réis; e no sábado (26) e domingo (27) as tendas, para o recebimento de assinatura, serão montadas na Feirinha de Tambaú.

Carta da Paraíba

Na Carta da Paraíba constam as principais ações estruturantes para o Semiárido, a exemplo de ampliar a operação carro-pipa; aumentar a distribuição de ração animal; limpar barragens; recuperar e instalar poços; distribuir cestas básicas; reativar e desburocratizar o Programa do Leite; revitalizar perímetros irrigados; encontrar solução definitiva para o endividamento dos produtores do Semiárido com o BNB; implantar adutoras; massificar a construção de cisternas; criar programa de geração de renda para o sertanejo e driblar o êxodo rural; despoluir rios e açudes que receberão águas da transposição do Rio São Francisco.

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Caminhão tomba na BR-230 e carga de bebidas é saqueada em Santa Rita

Na noite deste sábado (18), parte da carga de refrigerantes e água mineral foi saqueada…

19 de maio de 2024

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024, revela IBGE

A Paraíba encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desocupação de 9,9%, ou…

19 de maio de 2024

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (20), disponibiliza 447…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Apostador de Casserengue ganha quase R$ 70 Mil na Mega-Sena

Uma aposta de Casserengue acertou cinco dos seis números da Mega-Sena e ganhou R$ 69.387,92…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024