Categorias: Política

ALPB e Senado discutem terceirização

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, na tarde desta quinta-feira (23), uma Audiência Pública em parceria com o Senado Federal para debater o Projeto de Lei Complementar 30/15, que dispõe sobre os contratos de terceirização e as relações de trabalho, já aprovado na Câmara Federal e em discussão no Senado.

O evento, realizado no plenário José Mariz, contou com a presença do senador gaúcho Paulo Paim e dos deputados estaduais Anísio Maia, Estela Bezerra e Renato Gadelha, além do deputado federal Luiz Couto e representantes do movimento sindical de diversas categorias.

Para o deputado Anísio Maia, "esse diálogo é essencial para esclarecer os pontos positivos e negativos desse projeto de lei, que foi aprovado sem ouvir os movimentos sindicais e a população. Esse projeto só beneficia os empresários. Não moderniza as relações de trabalho e só procura o lucro explorando o trabalhador", definiu.

Estela Bezerra destacou a importância de discutir o assunto com a presença dos sindicatos.
"Temos aqui hoje uma pauta que é do presente e do futuro. A regularização da terceirização tem que ser feita, mas não do jeito que está posto neste projeto. Vamos contribuir, inclusive com uma caravana para o Senado, para demonstrar claramente que rejeitamos essa forma como querem tratar os trabalhadores", argumentou.

Já o senador Paulo Paim, que está viajando pelo país para debater o assunto, o projeto ficou 11 anos engavetado no Congresso e foi votado de forma atropelada sem nenhum debate na Câmara dos Deputados. "De todos os estados que passei, os trabalhadores não se interessam pela aprovação desse projeto", resumiu.

O senador ressaltou ainda que nem a ditadura teve a ousadia de apresentar um projeto como este. "Em todos os estados que passei, a opinião da classe trabalhadora é unânime quanto à reprovação deste projeto", afirmou.

O deputado federal Luiz Couto falou sobre a votação do projeto na Câmara dos Deputados. "Esperamos que este projeto tenha outro tratamento no Senado. "Essa terceirização escraviza os trabalhadores, além de mutilar e matar o concurso público", ressaltou.

Marcelo Maia, da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Anamatra) resume o projeto como nefasto. "Temos que nos unir para evitar que este projeto seja aprovado. É preciso regulamentar a terceirização no Brasil e este ponto é o único que concordamos com quem quer aprovar este projeto. Uma regulamentação como esta tem que trazer benefícios para os trabalhadores, e não o contrário", salientou.

Paulo Marcelo, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ressaltou o apoio dos congressistas, no Ministério Público e diversos setores da sociedade. "Não podemos permitir que esse projeto que atinge a diretamente os trabalhadores seja aprovado. Temos que nos unir e demonstrar nossa insatisfação", retrucou.

Ao final da audiência, foi lida para todos a Carta da Paraíba, um documento que o senador vai levar para Brasília demonstrando toda a insatisfação da população do Estado com a aprovação do projeto.

O texto é um repúdio ao projeto, pois sugere uma radical reforma trabalhista e tira direitos dos trabalhadores. “Essa forma de contratar expõe o trabalhador. A terceirização joga a CLT no lixo. É contra toda a sociedade, que vivenciará uma forma redução do mercado interno”.

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024

Polícia Civil prende suspeito de furtos em Campina Grande e recupera objetos

Um homem de 36 anos, recém-saído do sistema prisional, foi preso pela Polícia Civil da…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

Governador João e senadora Daniella criticam governo federal por judicializar desoneração da folha de pagamento: “Equívoco”

Nesta segunda-feira (29), o Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e a Senadora Daniella Ribeiro…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024