Categorias: Política

ALPB aprova por unanimidade mudanças estruturais na Polícia Militar da Paraíba

PUBLICIDADE

Os projetos de leis que garantem mudanças estruturais na Polícia Militar da Paraíba e nos critérios de promoção dos oficiais militares foram aprovados por unanimidade nesta quarta-feira (4), pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). As matérias conseguiram unificar as bases de situação e oposição em defesa dos avanços na segurança pública no estado.

De acordo com o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), o avanço é reflexo do equilíbrio econômico estabelecido pelo Governo do Estado.

“O governador João fez suas contas com toda certeza. O secretário Marialvo (Receita Estadual), sempre zeloso com o recurso do Estado.  O governo tem toda a capacidade financeira para arcar com um aumento significativo que essa reestruturação vai impactar nas despesas do Estado”, pontou Adriano durante entrevista à rádio Correio 98 FM.

Já o deputado Sargento Neto (PL), integrante da bancada de oposição, reconheceu que as mudanças representam um avanço para a Polícia Militar, mesmo não contemplando todas as áreas da corporação.

“Nós não vamos conseguir agradar a todos, mas na sua grande maioria houve sim um avanço. As correções que foram feitas através das nossas emendas, sejam minhas, sejam de João Gonçalves, de Walber, dos demais deputados que compõem a Assembleia. Isso sim é de grande valia”, celebrou.

Representantes da PM também estiveram presentes na sessão, a exemplo do Comandante Geral, Coronel Sérgio Fonseca. “Essa nova lei orgânica representa um marco para todos nós. Ela moderniza, valoriza, fortalece a nossa instituição”, resumiu.

O PL 3.908/1977 define novos critérios para ascensão hierárquica na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Entre as novidades que passarão a entrar em vigor a partir da sanção do governador, estão os novos prazos mínimos de permanência em cada função. Serão 12 meses para aspirante a oficial, 48 meses para segundo e primeiro tenentes e capitão, e 36 meses para major e tenente-coronel.

Já na matéria que trata da estruturação da nova Lei Orgânica da PM, o texto aprovado reformula a construção interna da corporação, passando a ser dividida nos níveis estratégico, tático e operacional.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025