Categorias: Política

ALPB aprova LDO 2022 com orçamento de R$ 12,916 bi para o Estado

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (17), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro do Estado em 2022 encaminhada pelo Poder Executivo. De acordo com o projeto 2.730/2021, a projeção financeira para o próximo ano é de R$ 12,916 bilhões, cerca de 4,28% maior do que no de 2021.

O texto foi relatado pelo deputado Buba Germano e recebeu parecer pela admissibilidade na Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Casa. A LDO é o instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer nas principais diretrizes da Administração Pública as suas metas e prioridades no que se refere aos programas que o Governo pretende executar no exercício seguinte, principalmente para a elaboração do Orçamento. Ela antecede e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

O relator da matéria, Buba Germano, argumentou que, além das emendas apresentadas pelos deputados, foram recebidas também Emendas de autorias do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao todo, 203 emendas parlamentares foram apresentadas e, segundo o relator, menos de 9% delas foram rejeitadas.

Na aprovação do projeto, os deputados foram favoráveis ao reajuste efetuado no âmbito da Comissão de Orçamento da Casa, em relação às Emendas Impositivas, que possibilitam aos deputados destinar recursos do Estado para determinadas obras, projetos ou instituições.

Com a aprovação, a proposta do percentual para as Emendas Impositivas passa de 0,4% para 0,5%. “O papel de um relator é de consenso. Aqui, não se trata de quebra de braço com o governo e nem com o Poder Executivo. O papel de todos nós é auxiliar na peça mais importante que temos para o Estado, que é o nosso orçamento”, reforçou Buba Germano.

O presidente da Comissão de Orçamento, o deputado Branco Mendes, ressaltou que o reajuste aprovado nas Emendas Impositivas mostra um avanço do Governo do Estado em relação às atividades dos parlamentares.

“Já tivermos um avanço grande, quando aprovamos a emenda impositiva no ano passado, que não existia ainda no nosso parlamento e que, hoje, já está funcionando. Esse valor de 0,5% já é um avanço do governo e o consenso dos deputados mostra que estamos voltados para o mesmo fim: pelo bem do Estado”, argumentou Branco Mendes.

Da Redação com ALPB

Últimas notícias

Sousa e Botafogo (PB), reeditam final do Campeonato Paraibano em duelo pela Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira

Será o quarto duelo entre as duas equipes este ano. Campeão paraibano e vice, Botafogo…

8 de abril de 2026

Pré-candidata a federal, Pollyanna Werton aponta eleição 2026 como decisiva e anuncia: “Se perder, eu saio da política”

A pré-candidata a deputada estadual Pollyanna Werton (PP) afirmou, nesta quarta-feira (8), que pretende encerrar…

8 de abril de 2026

CHUVAS: Semob-JP bloqueia ladeira entre Bancários e Altiplano, em João Pessoa, após abertura de cratera

Foto: Assessoria Semob-JP A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai realizar,…

8 de abril de 2026

Sinduscon-JP vai à Justiça após construtoras aparecerem em “lista suja” do trabalho escravo do MTE

Na tarde desta quarta-feira (8), o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa…

8 de abril de 2026

Paraíba registra leve retração no emprego formal em fevereiro, segundo CNM

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou a criação de 255.361 vagas com carteira assinada…

8 de abril de 2026

O desastre da guerra contra o Irã

Quando os EUA atacaram o Irã, havia um argumento minimamente razoável: enfraquecer um regime que…

8 de abril de 2026