Categorias: Política

ALPB aprova LDO 2021 com emendas impositivas dos deputados

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (26), a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) encaminhada pelo Governo do Estado. O projeto 1.644/2020, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Estado para o exercício financeiro de 2021, foi aprovado pela maioria dos parlamentares, durante sessão extraordinária, realizada de forma remota.

O relator da LDO, o deputado Tião Gomes, destacou o papel fundamental do presidente Adriano Galdino na articulação junto ao Governo do Estado para garantir as emendas impositivas e explicou que a proposta prevê a disponibilização de 0,4% da receita para estas emendas dos parlamentares, que possibilita aos deputados destinar recursos do Estado para determinadas obras, projetos ou instituições. “Apresentamos uma emenda modificativa com esse percentual, porém o conteúdo é oportuno e atende o interesse da população paraibana, principalmente frente as dificuldades causadas pela pandemia do Coronavírus”, disse Tião Gomes.

Os deputados aprovaram mais duas emendas modificativas. Uma delas determina que o valor das propostas orçamentárias para o exercício de 2021, e respectivo limite para a fixação de despesa do Poder Legislativo e Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público e a Defensoria Pública será o valor aprovado na Lei 11.627/2019 (LOA 2020) acrescido do IPCA de julho de 2019 a junho de 2020, para os referidos poderes e órgãos.

A outra emenda diz que a proposta orçamentaria de 2021 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) não poderá ter valor inferior ao orçamento aprovado do ano anterior. “Não poderá haver diminuição das transferências destinadas à UEPB mediante contingenciamento  discricionário por parte do Poder Executivo”, disse Tião Gomes.

A Lei de Diretrizes Orçamentária estabelece as prioridades e metas da Administração Pública Estadual, assim como, a estrutura e a organização dos orçamentos, as diretrizes gerais, as orientações e os critérios para a elaboração e a execução do orçamento do Estado.

Em mensagem enviada à Assembleia, o governador João Azevêdo ressaltou a desaceleração econômica decorrente da crise global causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que deverá exigir do Executivo um conjunto de intervenções para garantir o funcionamento social e econômico do Estado. “Teremos grandes desafios para minimizar esses impactos e aprimorar a alocação de recursos, em prol da vida do povo paraibanos”, afirmou o governador.

PB Agora
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero destaca boa relação com Leitão e demonstra confiança no apoio do parlamentar à sua pré-candidatura ao Governo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reforçou nesta quinta-feira (19) a boa relação…

19 de dezembro de 2025

MPF dá parecer para STJ anular ação contra Ruy Carneiro no caso Desk

O Ministério Público Federal, através da subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge, encaminhou ao Superior Tribunal…

19 de dezembro de 2025

Presidente do PT-PB, Cida Ramos revela conversa com Hervázio Bezerra sobre filiação de Leo à sigla

A deputada estadual Cida Ramos, que preside o Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB) revelou,…

19 de dezembro de 2025

Veneziano recebe homenagem do setor sucroalcoleiro da Paraíba pelo “trabalho firme em defesa dos municípios”

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu, na tarde desta sexta-feira (19), em João…

19 de dezembro de 2025

Polícia registra tiroteio em avenida de João Pessoa e suspeitos são presos

Na tarde desta sexta-feira (19), a polícia registrou um tiroteio em uma das principais vias…

19 de dezembro de 2025

FIEPB assina Termo de Cooperação Técnica com TJPB para execução do Programa Novos Caminhos na Paraíba

No estado, a iniciativa será executada por meio de parceria com o Sistema Indústria, o Sistema…

19 de dezembro de 2025