A Paraíba o tempo todo  |

ALPB aprova elevação das Comarcas de Guarabira e Sousa à 3ª Entrância do Poder Judiciário

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, a elevação das Comarcas dos municípios de Guarabira e Sousa à 3ª Entrância do Poder Judiciário do Estado. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2022, de autoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi aprovado em 1º e 2º Turnos nesta terça-feira (24). De acordo com os deputados, a decisão trará agilidade aos processos judiciários nas regiões contempladas.

De acordo com o texto apresentado pelo presidente do TJPB, desembargador Saulo Benevides, as comarcas de ambos os municípios, atendem aos critérios estabelecidos pela Lei de Organização e Divisão Judiciárias (Loje), que diz respeito ao número mínimo populacional, de eleitores e de processos distribuídos nos últimos 12 meses.

“A decisão objetiva o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, repovoando, sobretudo, comarcas que sofrem com a falta de magistrados”, explicou o desembargador-presidente do TJPB.

Para o deputado Raniery Paulino, a elevação de Entrâncias ressalta a importância da atenção do TJPB para as demais cidades do Estado. “Ganham relevo as Comarcas de Sousa e Guarabira, e ganham nosso voto e nosso apreço. É importante esse olhar para o interior da Paraíba por parte do TJPB e quero neste momento enaltecer a postura do presidente Saulo Benevides, Tenho certeza que o governador do Estado, João Azevêdo, sancionará o projeto de lei votado nesta Casa”, comemorou o deputado.

A deputada Camila enalteceu a decisão do Poder Judiciário e ressaltou que a partir deste gesto “a Justiça será ainda mais célere e irá prestar um serviço melhor”. “Destaco esta decisão do presidente do TJPB, desembargador Saulo Benevides, cujo objetivo é o de dar mais eficiência e rapidez aos processos judiciários. Parabenizo a todos do TJPB por este importante avanço”, completou o deputado Júnior Araújo.

Os deputados aprovaram também o PL 3.479/2021, que Institui a Política Estadual de Valorização da Mulher no Campo no âmbito do Estado. De autoria do presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, o texto visa fomentar a atividade rural das mulheres e a inclusão qualificada delas na atividade agrícola, com o desenvolvimento de ações que potencializem a sua capacidade produtiva e profissional, além de assegurar a sua plenitude emocional, física e psíquica.

O projeto busca ainda impulsionar a inclusão qualificada da mulher trabalhadora rural e conceder a estas acesso a recursos, subsídios e políticas públicas voltadas à agricultura, além de outros benefícios.  “Não podemos desconsiderar também que, mesmo as mulheres que não lideram negócios rurais, participam ativamente das atividades desenvolvidas na área. Então, torna-se necessário a realização de ações públicas que permitam maiores e melhores condições de trabalho e de permanência delas no campo”, enfatizou o autor da matéria.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe