Categorias: Política

ALPB aprova criação de conselho de trabalho,emprego e renda

PUBLICIDADE

A Assembléia Legislativa aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado estadual Frei Anastácio (PT) que cria o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda da Paraíba, CETER. “Esperamos que o governador do estado sancione  a matéria,para o projeto se tornar lei.Com a criação desse conselho,o estado terá a oportunidade de planejar melhor o desenvolvimento do nosso povo”, disse o deputado.

O conselho será vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e terá a missão de deliberar, em caráter permanente, sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda e à qualificação profissional no Estado. A formação do conselho será tripartite, constituída pela representação paritária de trabalhadores, de empregadores e do poder público estadual. A organização será em câmaras que serão compostas por representação de entidades dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público.

Monitoramento do Sine

“Outra atribuição importante desse conselho será participar da elaboração, do acompanhamento e da execução do plano de trabalho do Sistema Nacional de Emprego da Paraíba – SINE-PB – e propor a reformulação de suas atividades e metas, quando necessário, em consonância com as diretrizes da política nacional para a matéria. O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda no Estado da Paraíba é constituído por 15 membros que representam paritariamente, os trabalhadores, empregadores e o poder público estadual”, explicou o deputado.

Entre as competências do conselho estão propor aos órgãos públicos e entidades não governamentais programas, projetos e medidas efetivas que visem minimizar os impactos negativos do desemprego conjuntural e estrutural no Estado; elaborar e apreciar projetos de geração de trabalho, emprego e renda e de qualificação profissional no Estado; incentivar à instituição de Conselhos Municipais de Trabalho pelas Câmaras de Vereadores, homologá-los e assessorá-los, em conformidade com a legislação que rege a matéria.

O parlamentar disse que o conselho também terá a missão de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos utilizados na geração de trabalho, emprego e renda e na qualificação profissional no Estado, priorizando os recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inscrições para o CRESCER 2026 crescem mais de 150% e reforçam expectativa de público recorde

O Encontro Nacional da Família Católica, CRESCER, realizado anualmente em Campina Grande, já registra um…

22 de janeiro de 2026

Cadáver é encontrado com sinais de tortura no bairro de Manguinhos, em Bayeux

A polícia investiga as causas da morte de um corpo encontrado na manhã de hoje…

22 de janeiro de 2026

Flamengo vence o Vasco na estreia do time principal no Carioca

O Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, nesta quarta-feira, na estreia da equipe…

22 de janeiro de 2026

Ciclista de 65 anos morre atropelado por carro na BR-230, no sentido Bayeux–João Pessoa

Um atropelamento tirou a vida de um ciclista de 65 anos na manhã de hoje…

22 de janeiro de 2026

Serra Branca vence o Sousa por 2 a 1 e conquista primeiros pontos no Paraibano 2026; veja detalhes da rodada

Em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Paraibano, o Serra Branca venceu o Sousa…

22 de janeiro de 2026

Vereador pessoense do MDB que diverge da pré-candidatura de Cícero ratifica apoio à reeleição de Veneziano: “página superada”

Em entrevista ontem (21), à imprensa paraibana, o vereador de João Pessoa, Milanez Neto (MDB),…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464