Categorias: Política

Alianças estaduais do PSB estão subordinadas ao projeto presidencial da sigla; decisão afeta a Paraíba

PUBLICIDADE

 O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência, disse que as alianças estaduais estarão subordinadas ao projeto presidencial.  A determinação reflete diretamente na Paraíba, visto que o PSB é aliado do PSDB do senador Cássio Cunha Lima, um dos coordenadores da campanha do tucano Aécio Neves.

Divergências entre candidaturas próprias e apoios a candidatos de outros partidos nos Estados são um dos principais focos de discordância entre o PSB de Campos e a Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva.

Com essa decisão o governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB) assumirá a função de enquadrar os partidos de sua base a seguir com a candidatura de Eduardo Campos a presidencial pelo PSB. Aumenta as pressões então para o PDT do deputado federal Damião Feliciano, do PSD do vice-governador Rômulo Gouveia, do DEM do secretário Efraim Moraes, etc.

O PSB segue a mesma estratégia do PT que já afirmou aos seus diretórios que a prioridade do partido é a reeleição de Dilma e neste sábado já sentará com a cúpula do PMDB para debater os palanques estaduais.

Confira a matéria na integra:
Alianças estaduais do PSB estão subordinadas ao projeto presidencial, diz Campos

PSB e Rede divergem sobre apoios. Ao lado do governador de Pernambuco, Marina voltou a defender candidatura própria em São Paulo e presidenciável ficou calado
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência, disse nesta quinta-feira (28) que as alianças estaduais estarão subordinadas ao projeto presidencial. Divergências entre candidaturas próprias e apoios a candidatos de outros partidos nos Estados são um dos principais focos de discordância entre o PSB de Campos e a Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva.
Embates regionais: PSB e Rede tentam mostrar unidade

“Deixamos claro, desde o início, que o debate regional vai depois do debate nacional. Não vamos atropelar direção regional nenhuma, mas está muito claro para nós que a prioridade é o projeto nacional. Então, a partir do projeto nacional nós vamos descer para fazer em cada Estado o posicionamento que mais ajude o projeto nacional”, disse Campos em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta.

Eduardo Campos e Aécio Neves podem dividir palanques em até 15 Estados
O principal nó nas articulações estaduais entre os dois partidos é São Paulo, onde o PSB defende apoio à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que teria se disposto a dividir o palanque entre Campos e o pré-candidato tucano Aécio Neves. A Rede, no entanto, trabalha por uma candidatura própria com Walter Feldman. Na entrevista coletiva de hoje, Marina voltou a defender a candidatura ao lado do governador pernambucano, que permaneceu calado sobre o assunto.

O secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que o partido e a Rede só vão se debruçar sobre o mapa das alianças regionais depois do carnaval. Conforme Siqueira, ele e o coordenador da Rede, Pedro Ivo Barbosa, só tiveram uma reunião até agora para discutir o mapa dos Estados. “Não vamos trabalhar isso agora, neste ano. Só vamos nos debruçar sobre o assunto depois do carnaval. Tivemos uma primeira conversa e não encontramos grandes problemas.”

Nas negociações que levaram a adesão da Rede ao PSB, uma das condições colocadas foi de que o grupo de Marina teria autonomia para não seguir o PSB nos Estados onde não há acordo. Nessas localidades, os dois partidos podem seguir divididos para a negociação de 2014. “Isso faz parte de um acordo, mas eu não trabalho com esse cenário”, disse Siqueira.

De acordo com o presidente estadual do PSB-SP, Márcio França, um dos coordenadores da pré-campanha de Campos, o partido tem pré-acordos para apoiar candidatos do PSDB em pelo menos 11 Estados. Na maioria deles, a Rede defende candidatura própria.

Redação com último Segundo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: bar na orla do Bessa é interditado por irregularidades sanitárias

O Ancoradouro Bar, localizado na orla do Bessa, em João Pessoa, foi totalmente interditado na…

21 de janeiro de 2026

Mersinho anuncia articulação avançada para entrada no PSD: “Há um entendimento”

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) confirmou que está em fase final de articulação para…

21 de janeiro de 2026

TJ reformula decisão, mas confirma nulidade de norma sobre gabarito de prédios na orla

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, por maioria, nesta quarta-feira (21), acolher parcialmente…

21 de janeiro de 2026

Mais de 40 cidades da Paraíba adotam racionamento de água devido à estiagem

Sol quente, pouco pasto para o gado e racionamento de água. A seca continua sendo…

21 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Hervázio Bezerra confirma desfiliação do PSB durante a janela partidária: “Não tenho mais clima para continuar”

O deputado estadual Hervázio Bezerra confirmou, nesta quarta-feira (21), que vai se desfiliar do Partido…

21 de janeiro de 2026

Presidente do PT revela desafio com “apoio cruzado” e vê precipitação em posicionamento de Luiz Couto

A presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou nesta quarta-feira…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464