Categorias: Política

Aliados apostam que João Azevêdo deve migrar para PSB ou PSD com federação entre Cidadania e PSDB

PUBLICIDADE

Os dirigentes nacionais do PSDB, Bruno Araújo (PE), e do Cidadania, Roberto Freire (SP), se reuniram na última terça-feira (11), em Brasília. O encontro teve como resultado o entendimento de que a federação entre os dois partidos é inevitável. O Cidadania discutirá o tema internamente no dia 19, enquanto o PSDB fará o mesmo no dia 25, segundo informação do jornal Valor Econômico. O resultado disso produz efeitos práticos na Paraíba, onde o convívio entre as lideranças dos dois partidos é improvável. No embate, apesar da força, quem deve deixar o agrupamento é o governador João Azevêdo (Cidadania).

O próprio Freire admitiu a dificuldade da convivência na entrevista ao Valor. Os tucanos, na Paraíba, são o grupo antagônico ao do governador. O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), por exemplo, já lançou a pré-candidatura dele ao governo e mantém o tom crítico à gestão de Azevêdo. O tema, inclusive, é motivo de embates dentro do governo. O secretário chefe de Gabinete, Ronaldo Guerra, trabalha com a ideia de buscar a manutenção do grupo no partido e forçar a saída dos atuais tucanos, valendo-se, para isso, do fato de João Azevêdo comandar o governo.

A tese, no entanto, encontra oposição dentro do partido. Algumas lideranças entendem que forçar a saída de tucanos como Pedro Cunha Lima e Ruy Carneiro, além dos deputados estaduais Camila Toscano e Tovar Correia Lima, seria uma ‘vitória de pirro’. Isso porque as duas siglas são adversárias em praticamente todo o Estado. Essa junção encontraria dificuldade, também, nas eleições municipais. “João herdaria uma massa falida”, disse uma das lideranças próximas ao governador. Visão semelhante é compartilhada por lideranças tucanas. Além disso, o governador tem zero disposição de apoiar João Dória (PSDB) para presidente.

Entre os destinos previstos para João Azevêdo, as apostas giram em torno de dois partidos. Um deles é o PDT, atualmente comandado no Estado pelo ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. O ex-gestor, inclusive, traçou caminho de aproximação com o governador. A oferta de filiação foi feita pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab (SP). O caminho de volta para o PSB foi aberto com a saída do ex-governador Ricardo Coutinho da sigla. Ele se filiou ao PT. O partido atualmente é comandado pelo deputado federal Gervásio Maia.

A definição deve sair até o mês de março.

Suetoni Souto Maior

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024