Categorias: Política

Alencar pode deixar UTI ainda hoje, mas presença em posse não está certa

São Paulo — O vice-presidente da República, José Alencar, permanece em quadro clínico estável, mas ontem foi submetido a nova sessão de hemodiálise na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado há seis dias. Hoje ou amanhã, ele poderá ter alta da UTI. Apesar de pedir a todo momento para ir à posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, os médicos ainda não têm como afirmar se ele será liberado. Segundo o cirurgião Roberto Kalil Filho, se a posse fosse hoje, o paciente não teria condições de participar. “É muito cedo e é prematuro afirmar isso. Mas ele praticamente só fala sobre isso”, disse o médico.

Alencar também quer passar o cargo para o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB). Os médicos que respondem pelo tratamento dele, no entanto, ponderaram ontem que cerimônia de posse costuma ser muito desgastante. Kalil Filho disse ainda que não vai indicar que ele saia do hospital no dia 1º. Pela manhã, o vice-presidente recebeu a visita da mulher, Marisa Gomes da Silva. Alimentou-se bem durante todo o dia e esteve falante. À tarde, Alencar recebeu visita do deputado federal José Genoino (PT-SP). Por orientações médicas, as visitas a ele têm durado apenas 40 minutos. “Alencar vem demonstrando confiança e está superanimado. No entanto, o que mais me impressiona é a sua lucidez”, ressaltou o deputado.

Genoino disse que a força com que o vice-presidente luta pela vida é surpreendente. “O Alencar está muito consciente da situação. Ele me disse que ‘se minha hora chegar, chegou; se não chegar, não é desta vez’”, relatou. Em seguida, José Alencar falou muito sobre governo de Luiz Inácio Lula da Silva e da transmissão do cargo à Dilma Rousseff, de acordo com Genoino.

Hemorragia
Alencar foi internado às vésperas do Natal por causa de uma hemorragia intensa, o que o levou a perder três litros de sangue. Ele luta contra um câncer na região do abdômen há 14 anos e já passou por mais de 17 cirurgias. Em julho de 2009, foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.

Em entrevista ao programa de rádio Café com o presidente, Lula disse considerar Alencar como um irmão. “Ele é a melhor junção do capital e do trabalho. Ele foi mais do que um irmão, foi um companheiro em quem tive a mais absoluta confiança durante o governo”, disse o presidente.

Correio Braziliense

Últimas notícias

Estado divulga datas de pontos facultativos durante Carnaval 2026; confira

O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…

7 de fevereiro de 2026

Domiciano e Sara Cabral declaram apoio à chapa liderada por Lucas Ribeiro rumo ao governo do Estado

A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…

7 de fevereiro de 2026

Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos

Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…

7 de fevereiro de 2026

Presidente do PT/PB afirma que eventual entrada de Julian Lemos na sigla depende de análise cuidadosa do partido

A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…

7 de fevereiro de 2026

Polícia apreende bazuca com homens que tentavam arremessar celulares para dentro de presídio em CG

Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…

7 de fevereiro de 2026

Carro sai da pista, capota e deixa uma pessoa morta e seis feridas no Sertão paraibano

Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…

7 de fevereiro de 2026