A mais nova opção disponibilizada ao futuro prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB, na foto ao lado), é a nomeação do irmão do vereador Aristávora “Tavinho” Santos (PTB), para o cargo de secretário-chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, no lugar de Nonato Bandeira (PPS), que deverá assumir a coordenação da campanha para governador do Estado do atual mandatário socialista da Capital, Ricardo Coutinho, que deve deixar o exercício do seu mandato na próxima semana.
Irmão de vereador
Carlos Santos, que já foi diretor-geral da Câmara Municipal e atualmente ocupa a função de chefe-de-gabinete do vice-prefeito, seria o substituto ideal para Nonato, até porque manteria o atual líder da bancada governista na Casa de Napoleão Laureano, sem precisar mexer em seu lugar.
Líder será mantido
Trocando em miúdos: Tavinho não precisaria ser substituído por nenhum outro vereador ricardista e também, sendo assim, não votaria na reeleição do governador José Maranhão (PMDB), mesmo depois do partido dele haver anunciado apoio ao ocupante do Palácio da Redenção.
PTB na Indústria e Comércio
Falando em mudanças no secretariado, o governador José Maranhão passou a cogitar agora a substituição do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Indústria e Comércio), Edvaldo Nóbrega, pelo diretor-nacional da Conab, Alexandre Aguiar.
Agropecuária é imexível
Originalmente, Alexandre (genro do deputado federal Armando Abílio ambos do PTB) estava cotado para assumir a secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, ocupada por Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior.
Reviravolta no interior
Em termos de Partido Trabalhista Brasileiro, a outra novidade, agora, é a dissolução – por ordem judicial – da coligação celebrada com o PPS durante as eleições municipais de 2008, em Esperança, que conduziu ao cargo de prefeito o empresário Nobson Pedro de Almeida (PTB), mais conhecido pelo apelido de “Nobinho”, da Comercial Almeida.
PPS fora de aliança
Depois de muitas idas e vindas, finalmente a Justiça Eleitoral decidiu que o PPS não poderia ter se coligado à legenda trabalhista, tendo anulado assim todos os votos recebidos por “Nobinho”.
Posse do 2º colocado
A partir daí, foi iniciado o processo de substituição dele pelo segundo lugar naquele pleito, o Democrata Anderson Monteiro, filho do deputado Arnaldo Monteiro (do mesmo partido dele) e que recebeu apoio eleitoral do então prefeito João Delfino (PSB).
Troca-troca na Câmara
Haveria mudanças também na composição das bancadas com assento na Câmara Municipal de Esperança, saindo os três vereadores eleitos pela coligação proporcional semelhante à chapa majoritária liderada por “Nobinho”. Os novos parlamentares-mirins passariam a apoiar o futuro prefeito a ser empossado.
Decisão judicial
Nobinho Almeida teve o mandato cassado por determinação do juiz Jaílson Suassuna, da 19ª Zona Eleitoral, sob acusação da prática de abuso de poder político-econômico e compra de votos nas eleições de 2008.
Racha entre socialistas
Outro denunciante foi Ônio Emmanuel Lyra (ex-candidato a vereador, em 2004), presidente afastado do Diretório Municipal do PPS por causa de uma intervenção comandada pelo Presidente Estadual do partido, José Bernardino, que impôs a aliança com “Nobinho”, agora desfeita por Decisão Judicial.
Ajuda da Casa Civil?
Nesta quarta-feira pela manhã, o prefeito de Esperança manteve demorada audiência com seus advogados especializados no assunto, em João Pessoa. No início do processo, o atual secretário-chefe da Casa Civil do Governador, Marcelo Weick, chegou a atuar na ação, mas depois foi impedido pelo fato de haver assumido cargos públicos no Estado (primeiro como procurador-geral e depois no Gabinete Civil).
Ex-parlamentar tá fora
O ex-deputado federal Avenzoar Arruda não será candidato a nenhum cargo eletivo este ano, pelo P-Sol, porque está terminando o curso de Direito, junto com a filha dele com a professora Zoraida, Rayana (ex-presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Marista Pio 10º).
Diretoria federal
Além disso, Avenzoar assumiu recentemente o cargo de diretor-geral do Campus do IFET (Instituto Federal de Educação Tecnológica), antiga Escola Técnica de Jaguaribe, recém-instalado na cidade de Cabedelo.
Sem desincompatibilização
Em caso de ser candidato, ele teria que deixar a direção da instituição de ensino, o que não é do seu interesse profissional. Avenzoar, quando era filiado ao PT, conquistou o seu primeiro mandato em 1992, quando se elegeu vereador em João Pessoa, com 1.027 votos.
Não retornou ao mandato
Em 1994, ele disputou o Governo do Estado, quando obteve 73.989 votos e no pleito de 1996, foi candidato à reeleição como vereador, obtendo 1.402 votos, mas faltaram 14 sufrágios para manter a sua cadeira no legislativo pessoense.
Altos e baixos na carreira
Arruda deu a volta por cima em 1998, ao se eleger como primeiro deputado federal do PT paraibano, alcançando 16.649 votos. Avenzoar voltou a ser candidato a governador em 2002, desta vez obtendo 200.362 votos. Em 2004, como candidato a prefeito de João Pessoa, ainda pelo PT, obteve 11.003 votos.
Derrota para Assembleia
Em 2006, ele disputou pela primeira vez uma vaga na Assembléia Legislativa, obtendo apenas 5.803 votos. Em 2008 Avenzoar não se candidatou a mais nada, mesmo já estando filiado ao Partido Socialismo e Liberdade, do qual é uma das suas principais estrelas, aqui na Paraíba.
Saindo de férias
A partir desta data, estou entrando em férias regulamentares de 30 dias, como apresentador do programa de televisão “Rede verdade”, que vai ao ar diariamente (de segunda-feira a sábado), das 13h10 às 13h50, pela TV Arapuan (canal 11, em Campina Grande e canal 14, em João Pessoa).
Em tempo real
A emissora também é retransmitida pela Internet (em tempo real), no site www.tvarapuan.com.br e pelas emissoras de TV a cabo (Net – canal 21 e Jet – canal 6).
Onze anos sem descanso
Estou vinculado ao Sistema Arapuan de Comunicação há 11 anos (desde 1999), ora apresentando programa de rádio na Arapuan FM (95,3), durante oito anos ou como âncora de talk-show na TV, inicialmente na Miramar (canal 4, na TV aberta e canal 15 na Net, TV a cabo) e depois na própria afiliada local da Rede TV! (há quatro anos, somando-se o período de trabalho profissional referente à emissora educativa mantida pela Fundação Virginius da Gama e Melo).
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Ao fazer o balanço de 2025, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),…
Uma foto publicada nas redes sociais pelos ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (Avante), pelo presidente…
O início de 2026 trará um alívio direto para o bolso dos consumidores. A tarifa…
O Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), traz o Decreto nº 12.797 , assinado pelo presidente…
Nesta véspera de Natal (24), o Botafogo-PB resolver presentear a torcida com o anuncio da…
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu,…