Categorias: Política

Agenda: discussão sobre a barreira do Cabo Branco e três homenagens

 Uma audiência pública e três sessões solenes movimentarão as tardes do Plenário Senador Humberto Lucena no período de 17 a 21 de novembro, conforme a agenda da semana divulgada pelo setor de Cerimonial da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A Casa vai discutir intervenções na falésia do Cabo Branco, comemorar os 50 anos de Mãe Renilda como sacerdotisa de religião de matiz africana e outorgar dois Títulos de Cidadão Pessoense: um ao padre Marcondes Meneses e outro ao estudante Patrick Teixeira Dorneles Pires, que também vai receber a Medalha Cidade João Pessoa.

 

Na segunda-feira (17), às 15h, acontecerá a audiência pública para discutir ações de intervenção na falésia do Cabo Branco. A propositura do debate foi do vereador Raoni Mendes (PDT), que desde o início deste mês vem usando a tribuna da CMJP para cobrar providências em relação à proteção da barreira do Cabo Branco.

 

O parlamentar pessoense solicitou ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) e protocolou junto à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e à Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) um pedido de bloqueio do trânsito próximo à barreira, que está sofrendo com a erosão e sujeita a desmoronamentos. Dias depois do pedido, o trânsito no local foi interrompido pela PMJP.

 

“Não é preciso ser engenheiro para perceber que a situação da erosão ameaça a via de circulação de pessoas e automóveis que está instalada no topo daquela formação. Ademais, aquele é um patrimônio e um dos grandes trunfos turísticos que temos, como ponto mais oriental das Américas, ou seja, é uma referência e um orgulho para a nossa população. Para mim, está clara a necessidade de uma intervenção no local”, justificou Raoni Mendes.

 

Celebração pelos 50 anos de sacerdócio de Mãe Renilda

 

A primeira sessão solene da semana acontece às 15h da terça-feira (18) e vai celebrar os 50 anos de Mãe Renilda como sacerdotisa de religião de matiz africana. O vereador Renato Martins (PSB) foi o propositor da celebração. Mãe Renilda foi iniciada no culto da Jurema Sagrada aos nove anos de idade e, aos 17 anos, foi iniciada na Umbanda, convertendo-se ao Candomblé de nação Jêje Savalú em 1996.

 

Mãe Renilda foi a primeira sacerdotisa afro-brasileira a ingressar no Movimento Negro do Estado, em 1990, quando passou a desenvolver projetos sociais no bairro de Cruz das Armas, com a distribuição de sopas. Foi sócia-fundadora da Cruzada Federativa de Umbanda e fundou a Federação Independente dos Cultos Afro-brasileiros do Estado da Paraíba (Ficab). Atualmente, ela é presidenta do Movimento Negro da Paraíba; conselheira e presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Paraíba (Cepir-PB); conselheira da mulher de João Pessoa; membro do Fórum Estadual de Educação, da Secretaria da Negritude do PSB-PB e suplente do Conselho Nacional da Saúde.


Padre da Paróquia Menino Jesus de Praga recebe cidadania pessoense

 

Na quarta-feira (19), também às 15h, acontece outra sessão solene para outorga do Título de Cidadão Pessoense ao padre Marcondes Silva Meneses. A outorga e a solenidade foram proposta do vereador Djanilson (PPS).

 

“A justa homenagem deixará marcas para a edilidade pública municipal”, afirmou o autor da propositura. O parlamentar destacou ainda que o padre desenvolve um trabalho social na Paróquia, entregando alimentos a pessoas carentes da comunidade do Timbó.

 

O padre Marcondes Meneses é natural da cidade de Guarabira e tem sua formação acadêmica em Arquitetura e Teologia. Há quase seis anos é o dirigente sacerdotal nos bairros dos Bancários, Timbó I e Timbó II, sendo também responsável pela evangelização de cerca de 800 jovens.

 

Homenagens a estudante embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A última sessão solene do período acontece na quinta-feira (20), às 17h30, para entrega do Título de Cidadão Pessoense e da Medalha Cidade de João Pessoa ao estudante Patrick Teixeira Dorneles Pires, pelos relevantes serviços prestados à Capital paraibana. A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) foi a propositora da homenagem e da solenidade.

 

“Patrick merece receber as maiores comendas da Casa por sua luta grandiosa e como embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na Paraíba. Ele possui uma doença raríssima, a mucopolissacaridose”, justificou Raíssa Lacerda, destacando a luta do jovem na liberação da pesquisa para tratamento da doença.

 

Natural de Porto Alegre (RS), Patrick Teixeira Dorneles Pires convive com a mucopolissacaridose, doença genética e degenerativa rara, há 17 anos, diagnosticada quando tinha apenas dois anos de idade. Patrick se disponibilizou para contribuir com a Pesquisa de Tratamento da Mucopolissacaridose IVA em 2012 e lutou para comover a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) a fim de liberar a investigação em todo o Brasil, além de conseguir a ampliação das vagas para que pessoas possam participar da pesquisa.

 

Em 2013, ele recebeu o título de embaixador dos ODM, um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), o qual estabeleceu oito objetivos a serem alcançados neste milênio. No Brasil, são chamados de oito Jeitos de Mudar o Mundo, que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

 

Ascom

Últimas notícias

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026

Vice-governador Lucas Ribeiro prestigia folia do Carnaval no interior da Paraíba e destaca: “O Sertão mostra a sua força”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…

16 de fevereiro de 2026

Entre a cortina de ferro e a liberdade!

A China é um país híbrido: fechado em algumas áreas, mas, na esfera mais proveitosa,…

16 de fevereiro de 2026

Desfiles de ala ursas e maracatus animam Carnaval Tradição nesta segunda-feira

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa desta segunda-feira (16) movimentam a cidade com…

16 de fevereiro de 2026