Categorias: Política

Advogados divergem não cassação da chapa Dilma-Temer

PUBLICIDADE

 O resultado do julgamento da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reforça a necessidade de reforma no sistema político do País e demonstra a fragilidade da Justiça Eleitoral para combater à corrupção e prática de caixa 2 nas campanhas eleitorais. É o que afirmam advogados, representantes do Ministério Público Eleitoral, historiadores e dirigentes de partidos políticos. O TSE decidiu por 4 a 3 inocentar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Michel Temer (PMDB) das acusações de irregularidades e da prática de abuso de poder político e/ou econômico nas eleições presidenciais de 2014.

Para o advogado Delosmar Mendonça, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o resultado do julgamento pode contribuir com um retrocesso de 20 anos e enterrar de vez conquistas como a criminalização da captação ilícita de sufrágios e outras que resultaram na edição da Lei da Ficha Limpa, cuja proposta era banir da vida pública os políticos fichas sujas.

De acordo com Delosmar Mendonça, a moralidade continua na lei, mas é preciso, conforme ressaltou, uma reação da sociedade para que mecanismos eficazes para combate à corrupção e realização de eleições limpas, não caiam em desuso por conta desse julgamento do TSE. “Claro que a decisão estimulará práticas ilícitas em razão da impunidade”, afirmou.

O advogado defende mudança na legislação para que a OAB participe da escolha dos juízes para cota destinada a juristas e ainda, para que seja criado em caráter de urgência, um impedimento ao nomeador como juiz julgar quem o nomeou. O procurador regional Eleitoral da Paraíba, Marcos Queiroga, disse que a decisão do TSE é questionável do ponto de vista jurídico e resultado do entendimento da composição atual da Corte.

Segundo ele, é preciso levar em consideração que os tribunais eleitorais possuem grande mutação em sua formação, com mandatos de apenas dois anos, ara os seus membros. “Logo, não se pode dizer que a posição externada no julgamento da chapa Dilma-Temer será aquela que prevalecerá para as próximas eleições ou até mesmo nos próximos julgamentos”, comentou. Queiroga chamou a atenção para o fato de que os votos vencidos tiveram e, terão muito mais peso no futuro, porque estão mais alinhados com os anseios populares.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024