A taxa de mortalidade infantil na Paraíba teve redução de 35,7% em 5 anos e saiu de 18,2 em 2010 para 11,7 em 2015, atingindo seu menor valor histórico e passando a ser a menor no Nordeste, figurando o Estado, pela primeira vez, abaixo da média nacional (12,4). Os dados são do relatório “Cenário da Infância e Adolescência no Brasil”, realizado pela Fundação Abrinq com base em pesquisas de órgãos governamentais, e identificam a proporção de mortes de menores de um ano dentre cada mil nascidos vivos.
Segundo o estudo, Maranhão e Bahia apresentam a maior taxa de mortalidade infantil na região Nordeste, com 15,2, seguidos por Sergipe, com 15,1, e Alagoas e Piauí, empatados com taxa de 14,8. Os últimos do ranking são os estados do Rio Grande do Norte (13,9), Pernambuco (13), Ceará (12,1) e Paraíba (11,7).
Estado apresenta taxa menor que regiões Norte e Centro-Oeste A Paraíba apresenta números de mortalidade infantil maior que todos os estados do Sul e da maioria do Sudeste, com exceção do Rio de Janeiro (12,6), mas está, no entanto, em melhor situação que todos do Norte e do Centro-Oeste, com exceção do Distrito Federal, que tem taxa de 10,6.
De acordo com a administradora executiva da Fundação Abrinq, Heloisa Oliveira, o relatório tem como objetivo ajudar as instituições públicas do país a criar políticas que possam combater o problema. “Nesta edição, além de retratar a situação das crianças no Brasil, também apresentamos a Pauta Prioritária da Infância e Adolescência no Congresso Nacional. O conteúdo revela as principais proposições legislativas em trâmite no Senado Federal e Câmara dos Deputados, com os respectivos posicionamentos da Fundação Abrinq”, explicou.
Redação com Abrinq
Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…
O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…
O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…