Categorias: Política

Acertei: Gil Campos vira imortal em São Paulo

Cantei a pedra no início do mês. Logo no título da matéria, publicada aqui no dia 10 de setembro, já dizíamos: “O páreo é duro, mas o candidato, idem”. Pois o jornalista paraibano Gil Campos de Farias recebeu na manhã desta quinta-feira (30) a notícia que tanto esperava: ele se tornou ‘imortal’ da Academia Guarulhense de Letras.

Agora, quando falo em ‘grandões’, refiro-me, apenas, ao aspecto físico, pois intelectual e profissionalmente ele é maior que muitos. E provou isso, com a conquista da ‘imortalidade’.

O demorado e criterioso processo para a escolha do novo ‘imortal’ foi iniciado com 32 nomes. A análise curricular dos pretendentes durou aproximadamente dois meses e resultou na escolha, pelos critérios da Academia, dos nomes de Gil e de mais dois outros pretendentes – um deles professor da USP e ambos tem mais livros escritos que o nosso Gil.

Natural de Campina Grande, Gil Campos reside em São Paulo há mais de dez anos, tendo destacada atuação na imprensa paulista. O currículo de Gil Campos superou o de nomes considerados consagrados da chamada ‘grande imprensa’, a exemplo do renomado jornalista Hermano Henning. Para a escolha, sem sombra de dúvidas, valeu o grande talento do nosso Gil.

A eleição ocorreu na última terça-feira, dia 28, quando os imortais se reuniram para apreciar as candidaturas. “Ainda não sei quem é o patrono nem que cadeira vou ocupar, mas fiquei muito feliz com a notícia que recebi. Até a próxima semana deverei receber um comunicado oficial com todos os detalhes”, disse-me Gil, no início da tarde desta quinta.

Gil Campos – Conheço Gil há pelo menos 18 ou 19 anos. Fomos companheiros no curso de Comunicação Social na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e, desde esta época, já o admirava, pela coragem com que tratava os assuntos policiais – Gil era repórter policial dos bons. Ou de qualquer outro assunto ao qual dedicava a sua escrita, pois sempre dava enfoques diferenciados aos temas que retratava.

Senti quando ele teve que deixar a terrinha para brindar os paulistas com seus excelentes textos e análises. Naquele instante, perdia a convivência física não apenas do companheiro de imprensa que muito me ensinava, mas de um amigo, confidente e irmão.

Em raros – porém extremamente felizes – momentos em que estivemos juntos, seja em São Paulo ou em Campina Grande, recordamos os bons tempos das saídas da faculdade para os bate-papos noturnos no Bar do Brito, sempre acompanhados do excelente ‘queijo assado ao molho rosê’.

Acompanhei um pouco de sua angústia em ter que deixar para trás amigos e familiares para procurar uma vida mais tranquila no Sudeste, motivado pelos sentimentos menores de quem não se agradava de suas incursões pelo jornalismo investigativo.

Senti também, na manhã desta terça, a mesma felicidade que invadiu o nosso Gil Campos. Pude perceber, no jeito de falar, que Gil estava exaltantemente emocionado e gratificado com a notícia. Claro, pois além de imortalizar a sua genialidade com as palavras, nos seus inúmeros textos e trabalhos jornalísticos, agora se imortaliza, também, como membro de tão importante academia.

Gil é o que podemos considerar um exemplo de dedicação à profissão, dono de um texto incomum, rico, profundo, emocionante, cativante, exemplar.

Parabéns, nobre Gil. Você merece.

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026