Pouca gente se lembra de um grave acidente aéreo que quase tira a vida do então deputado estadual eleito Antônio Roberto de Sousa Paulino (PMDB), há quase 28 anos. Em 2002, ele assumiu o cargo de governador do Estado e disputou a reeleição, perdendo para o então candidato oposicionista Cássio Cunha Lima (PSDB).
Quebrou na metade
Há quase três décadas, ele havia exercido o mandato de prefeito municipal de Guarabira (de 1977 a 1982), se credenciando para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa, como representante político da região polarizada pelo Brejo paraibano. O avião em que ele viajava se partiu ao meio, logo depois de tocar o solo durante o pouso, em Brasília-DF.
Morte na queda
No Brasil, o último acidente desse tipo ocorreu justamente naquele fatídico ano, quando um Boeing 737 da Vasp se partiu ao meio no Aeroporto Internacional “Juscelino Kubitschek”, que serve à Capital da República, durante a aterrissagem, levando dois de seus 112 passageiros à morte, quando eles caíram no asfalto do solo.
Vento de lado
Na época, as investigações levaram à conclusão de que a aeronave quebrou depois de sair da pista, colhida por um forte golpe de vento de través (súbita lufada de ar que sopra de lado do avião). O trem de pouso entrou numa cavidade (buraco no asfalto da faixa de rolamento), funcionando como uma alavanca e fazendo a fuselagem se partir.
Escapou por pouco
Roberto estava sentado na primeira fila da parte traseira da aeronave, logo depois do local onde houve a rachadura na fuselagem, ocorrência fatal para dois passageiros, que ocupavam os assentos imediatamente anteriores ao de Paulino.
Roupa suja
Afora o susto enorme, o parlamentar guarabirense não sofreu nada, a não ser alguns arranhões leves e o fato constrangedor de ter saído andando na pista do aeroporto rumo ao saguão de desembarque todo sujo de lama, devido ao barro vermelho sobre o qual ele teve que se embolar, durante a operação de resgate executada pela tripulação com o apoio do pessoal de terra da Aeronáutica, após o pouso desastrado.
Pouso na água
Pouca gente sabe que já existiu um aeródromo para pouso e decolagem de hidroaviões no estuário do rio Paraíba, onde hoje é a praia do Jacaré. O local de atracação era um pouco antes do atual trapiche de ferro e cimento existente na altura do condomínio fechado Alamoana, pertencente aos empresários Ivanhoé Cunha Lima, Hipólito Militão e Glauco Morais.
Sobrevôo na Lagoa
Também já houve um aeroporto com pista de grama no antigo Campo da Embiribeira, localizado onde hoje é o Espaço Cultural, em Tambauzinho. Era lá que pousavam os Constelation da Panair do Brasil, até os anos 1950. Só havia nas proximidades o quartel do 1º Grupamento de Engenharia, ainda em muros, cercado apenas por estacas de madeira e arame farpado.
Rasantes no Lyceu
A curva de aproximação dos aviões movidos a hélice era feita por cima da Lagoa do Parque Solon de Lucena e a reta final para o pouso precário dessas aeronaves começava na altura da torre do relógio do colégio Lyceu Paraibano.
Bondinho na orla
Para a praia de Tambaú – nesse tempo – só se ia de bonde puxado a cavalo, nos trilhos de ferro ladeados por uma estrada de barro (terra batida). A curva do bonde era onde hoje existe o Bahamas (em frente ao extinto restaurante “O Elite” e o Café 33, mais recentemente).
Revivendo o passado
Meu pai, o professor e advogado José Meireles, veio do interior do Estado muitas vezes de marinete (antigo modelo de ônibus, usado até meados da década de 1960, aqui no Brasil) ou de trem (pela RFFSA – Rede Ferroviária Federal S/A, sucessora da companhia inglesa Great Western, que construiu os trilhos entre Sapé e João Pessoa, nos idos de 1830), somente para andar de bonde e ver o pouso dos aviões movidos a hélice, nos terrenos vizinhos à atual Avenida Epitácio Pessoa.
Petebista explica vice
Conversando nesta sexta-feira com o suplente de senador, ex-deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Dunga (PTB), ele me explicou que existe uma diferença fundamental entre a indicação do seu nome como pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), agora em 2010 e na composição formada inicialmente pelo PMDB, em 1994, tendo o falecido Antônio Mariz como postulante titular para o Palácio da Redenção.
De goela abaixo
Dunga justifica em duas frases, transcritas abaixo, seu pensamento atual sobre este assunto:
– Em 1994, as coisas eram decididas em Brasília-DF, de cima para baixo, pelos dirigentes do partido e a gente que faz a base política nos municípios do interior do Estado era obrigado a engolir calado, sem poder questionar nada.
– Hoje é diferente: a indicação surge de baixo para cima, ou seja, os pré-candidatos nascem no seio dos partidos e só então quando obtêm aprovação por maioria interna das legendas, são sugeridos aos cabeças-de-chapa.
Queimando Humberto
Mesmo sem querer, Dunga acabou detonando as lideranças peemedebistas capitaneadas pelo também já falecido senador Humberto Lucena, que o queimaram como pré-candidato a vice-governador na chapa de Mariz, quando ele foi preterido em favor de José Maranhão (então deputado federal).
Outra vez, não…!!!
Espera-se que – pelo menos desta vez – Dunga não seja novamente preterido da condição de pré-candidato a vice-governador. Caso essa hipótese não tanto remota aconteça, ele me disse que vai ter que decidir entre tentar uma nova vaga na Câmara Federal, em Brasília-DF ou disputar um mandato de deputado estadual.
Virose indesejável
Depois da parte inicial desta coluna ter sido postada na Internet, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) revelou no Twitter dele, que está adoentado. Diz isso, com suas próprias palavras:
– Tive uma noite ruim. Febre alta, dores no corpo, calafrios. Deve ser uma virose. Aliás, quase tudo hoje em dia é diagnosticado como virose. Rs
Mais de 100 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas e há baixo…
A polícia prendeu um homem identificado como Renato Ferreira Salustiano Neto suspeito de matar Rayla…
Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto na manhã de hoje (20), no bairro…
O prêmio do concurso 2.974 da Mega-Sena acumulou ontem (19). A estimativa de prêmio do…
Com a repercussão negativa envolvendo o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que…
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informou ontem (19), por meio da sua assessoria de…