A defesa por um Pacto Federativo mais justo, foi o ponto principal do discurso do Secretário de Articulação dos Municípios, deputado Buba Germano, durante a Manifestação de Prefeitos do Nordeste, que aconteceu nessa sexta-feira (5), na Praça do Meio do Mundo.
Prefeitos de várias cidades da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, participaram do evento, que teve o objetivo cobrar uma maior participação nos recursos da União, já que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem caído, significativamente, nos últimos anos e dificultado as gestões municipais.
Durante o protesto, os prefeitos chegaram até a interditar, por alguns minutos, a BR 230, para chamar a atenção para o problema.
Para Buba Germano, que já foi presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), a situação pela qual passam os prefeitos do país hoje, em especial, do Nordeste, é inaceitável.
Durante o discurso, o secretário, que também representou o governador Ricardo Coutinho na mobilização, falou sobre a importância da união dos gestores para mudar a realidade.
“Os prefeitos do Brasil administram apenas 14% de dois tributos nacionais: o Imposto de Renda e o IPI. A união concentra os recursos e não executa nada. O que nós queremos é que criem os programas e digam a fonte financeira”, destacou o deputado.
PB Agora
Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…
Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…
As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…