A Paraíba o tempo todo  |

A prisão de Buega Gadelha e o sopro de Paulo Guedes contra o Sistema S

Um dos primeiros anúncios da equipe ministerial do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ocorreu antes mesmo que ele tomasse posse. A declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, em dezembro de 2018, de que iria “passar a faca” no Sistema S preocupou o setor. Coincidência  ou não, o fato é que o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, foi preso temporariamente na manhã desta terça-feira.

A reboque, o paraibano Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), que  figura entre os vice-presidentes executivos da CNI, representando a região Nordeste, também foi preso.  A algema também foi posta sobre Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), e José Carlos Lyra de Andrade ,  presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea).

Todos foram alvo da  Operação Fantoche. Nela, a Polícia Federal investiga, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), um esquema de corrupção envolvendo contratos de entidades do chamado Sistema S – que inclui serviços como o Sesc, Senai e Senac – com o ministério do Turismo.

Cabe, agora, uma reflexão. Será que Paulo Guedes já possuía, em gaveta secreta, informações sigilosas contra os dirigentes da CNI? O chamado “bote” teve como objetivo desarticular a força política da Confederação e dos que estão à frente do Sistema S, pavimentando o caminho para seu desmonte? É sempre bom perguntar, e observar. 

Eliabe Castor

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe