Categorias: Política

A nova Lei Orgânica do TCE e o lobby dos prefeitos

PUBLICIDADE

É grande o lobby de prefeitos para que os deputados não aprovem a nova Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado. E a razão é muito simples: a nova lei impõe mais rigor na prestação de contas. Tudo que os gestores públicos querem evitar. Seja por alimentar segunda intenções. Seja por incapacidade administrativa. O fato é que já tem deputado ameaçado de perder o apoio político de determinados prefeitos caso digam “sim” a Lei Orgânica do TCE.

Em tempos de crise, financeira e política, é uma pressão em tanto. Entre os arrochos que a nova lei propõe, por exemplo, tem o que reduz para dez dias o prazo para substituição de documentos. Atualmente, o prefeito tem praticamente o prazo ilimitado para substituir os documentos dentro de um processo em análise no TCE. O que permite ao gestor, acuado pela fiscalização do Tribunal, apresentar “qualquer coisa” de imediato para, depois de um ano, tentar forjar algo mais apresentável à Corte de contas.

Estão, neste sentido, os nossos digníssimos deputados ante a mais um dilema entre pressão política e opinião pública. Entre perda de apoio e obrigatoriedade de acentuarem as leis de fiscalização do exercício administrativo. Do ponto de vista de conceito, é quase que inaceitável para a opinião pública que os deputados rejeitem uma proposta do Tribunal de Contas do Estado de aumentar a fiscalização sobre a aplicação dos recursos públicos na Paraíba. Sinceramente, não acho que os parlamentares vão ter coragem de rejeitar tal matéria.

Aliás, para o TCE, de pouco vai adiantar uma suposta rejeição da Lei Orgânica. O presidente do Tribunal, conselheiro Nominando Diniz, já disse mesmo que iria aplicar as novas regras de qualquer jeito, tendo a Assembléia aprovado ou não a nova Lei. Simplesmente porque as novas regras se enquadram em exigências de legislação federal em vigor. Ou seja, trata-se de adequação da Paraíba ao resto do Brasil. E não o contrário.

O que deve acontecer, então, é a tentativa dos deputados, pressionados pelos seus prefeitos, barganharem flexibilidade nas novas exigências, como a que já foi conquistada, por exemplo, com a redução da multa para gestores infratores.

O que esses prefeitos – e os futuros – não sabem é que o Tribunal de Contas do Estado tem avançado na gestão de Nominado numa concretização de parcerias com órgãos de fiscalização externa dos recursos públicos por meio das quais, aprovando ou não a Lei Orgânica, a Paraíba verá um salto enorme na caça de corruptos no Estado.

Uma deles, a ser fechada com a Receita Federal, vai permitir, por exemplo, que o TCE tenha rápido, fácil e transparente acesso à situação das empresas e pessoas físicas que negociam com as administrações públicas locais. Não bastasse isso, tem ainda convênios para acompanhar obras, folha de pessoal e tudo mais.

Se desejarem realmente “folga” na aplicação de recursos, os gestores paraibanos devem fazer mais do que se dedicar a fazer lobby junto a deputados. Poderiam andar na linha , por exemplo.

 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Quatro pessoas ficam feridas e BMW é destruída em capotamento na BR-230

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde deste sábado (04) em Santa Rita,…

4 de maio de 2024

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024