A Paraíba o tempo todo  |

A importância dos senadores na chapa

Dizem que após o Senado, só existe o céu. Essa é uma afirmativa corrente nos meios políticos, que ilustra, com clareza, o que significa para um homem público representar seu Estado na ‘Casa do Tapete Azul’. E para chegar lá o caminho é duro. Por isso que vemos no Senado, mais frequentemente, as chamadas ‘grandes raposas’ da nossa política nacional.

A verdade é que o Senador tem grande influência mesmo antes de ser eleito. O candidato a Senador tem importância destacada numa chapa. Ele faz campanha ‘casada’ com o Governador e, na chapa, se estiver bem, a tendência é a de que o candidato a governador também esteja bem.

Se o Senador é importante e o candidato a Senador também tem grande importância na eleição, podemos dizer que o pré-candidato a Senador também assume esse papel, no meio das pré-candidaturas. E o que verificamos hoje, na Paraíba, confirma isso.

De um lado, temos um Cássio Cunha Lima forte, que ganhou uma verdadeira ‘queda de braço’ com Cícero Lucena. Após meses de ‘sai não sai’, Cícero fez discurso anunciando uma ‘saída honrosa’ – embora para muitos não tenha sido tão honrosa assim. Claro que ele não posou de perdedor e anunciou que o Cinturão de Couro foi para o ex-governador. Mas isso todo mundo sabe, não precisou Cícero dizer.

Além de ter ganho a queda de braço com Cícero, Cássio é quem dá as cartas na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Ricardo Coutinho. Muitos até se perguntam o porquê disso, mas a verdade é que quem define estratégias, faz anúncios, determina visitas, marca agendas, etc, etc, etc, é Cássio e não Ricardo. Isso todo mundo sabe. Em outras palavras, Cássio é o homem forte da chapa de Ricardo Coutinho. Se ele estiver bem, Ricardo também estará. Se ele estiver mal, Ricardo, muito provavelmente, também estará.

Na análise conjuntural, vemos que a oposição tem vantagem sobre a chapa encabeçada por José Maranhão, pois já está com o tripé definido: Ricardo, Cássio e Efrain. Ahhh… no Sertão, ouvi um eleitor de Cássio dizer que se trata da ‘Chapa Estica e Puxa’: Cássio puxa pra cima; Efrain puxa pra baixo…

Essa definição antecipada da oposição deve levar o governador José Maranhão a pensar rápido e definir a sua até o fim deste mês, como se especula. E, a levar em consideração suas declarações em Sousa, já há esta definição: Maranhão, Vital Filho e Wilson Santiago. E, também neste caso, se os senadores estiverem bem, Maranhão também estará. É por isso que Vital Filho e Wilson Santiago ‘correm’ o Estado…


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe