A Paraíba o tempo todo  |

A desistência de Cida Ramos e a eleição para Reitor

""   ""   ""

Tendo em vista os recentes acontecimentos em torno da próxima eleição para o cargo de sucessor do Magnífico Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Rômulo Polari (na foto acima, à direita) incluindo a iminente desistência extra-oficial da secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Cida Ramos (PSB, na foto acima, ao centro), de concorrer ao pleito marcado para o dia 16 de maio deste ano, abrimos – excepcionalmente – espaço nesta coluna para abrigar artigo de autoria de um dos professores envolvidos na mais tenaz observação dos fatos ocorridos no Campus I.

A opinião abaixo não corresponde integralmente 100% ao juízo de valor do redator deste blog, mas sintetiza, em muito, o que nós também achamos sobre todo esse processo eleitoral no âmbito acadêmico, em João Pessoa.

GREGOS E TROIANOS NA UFPB

Ademir Alves de Melo*

Dizem os cientistas sociais que a universidade é um ser vivo com a responsabilidade especial de captar e mesmo antecipar os anseios e aspirações do organismo social a que pertence. Esta é uma particularidade que ela tem e que justifica certas ocorrências passíveis de observação, indo, aparentemente, de encontro à lógica de funcionamento do seu entorno social.

É sabido e faz parte da cultura política estadual o hiato que separa as correntes político-partidárias em dois grupos contrários, em contínuas divergências recorrentes, o que inviabiliza a junção de todas as forças em prol de projetos estratégicos, imprescindíveis ao desenvolvimento do Estado.

Esta exclusão mútua ganha relevância durante os períodos eleitorais, quando os antagonismos se retesam.

Encontramos-nos, agora, na ante-sala do palco desses embates açulados e de dardos cegos arrojados em todas as direções.

O que chama a atenção e incomoda os espíritos guerreiros – esses que facilmente se envolvem numa guerra desprovida de sentido e sem méritos – é esta extraordinária situação que vem ocorrendo na UFPB, também em fase preliminar de discussão, visando à escolha de seus novos dirigentes na Reitoria: renomados partidários das correntes opostas no cenário da política estadual deixaram de fora as divergências contumazes para concertarem a unidade em torno de um projeto maior de consenso.

Cerraram fileiras em torno aos nomes de Margareth Diniz (na foto acima, à esquerda) e Eduardo Rabenhorst, respectivamente, para Reitor e Vice Reitor no pleito de 16 de maio vindouro.

Esses membros da comunidade acadêmica tiveram a grandeza intelectual e moral de sobrepor os interesses da Universidade, porque entendem que a instituição deve ser plural e universal.

Ressentem-se de sua decadência, acentuada nos últimos oito anos, em relação às congêneres da Região. Também estão ressabiados com as constantes denúncias de supostas irregularidades, através da imprensa, jamais contestadas.

A ética e a férrea vontade de mudança infundiram a união de contrários. Outras forças, com visão estratégica transformadora discordante das prevalecentes também se achegaram, com a sua energia jovem e determinação volitiva, porque acreditam na imprescindível necessidade de renovação.

Desacreditaram de uma equipe que, há dezesseis anos na gestão universitária, sequer foi capaz de promover a mudança nos Estatutos legados pelo regime militar. No entanto, a corrente das maiorias, alheias à militância partidária – os independentes – é que constitui o núcleo central dos “indignados”, que também se rebelam contra a mesmice e o autoritarismo errantes.

Cobram a democracia participativa, transparência na gestão e primazia na qualidade. Daí porque clamam: mudar para qualificar e qualificar para mudar!

Bem vindo, pois, o apoio incondicional de gregos e troianos. A UFPB em primeiro lugar!

* Professor-doutor do Departamento de Direito Privado da UFPB.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe