Categorias: Política

Após novas sanções da Magnitsky, Motta rejeita Eduardo Bolsonaro para líder da minoria

PUBLICIDADE

Após novas sanções da Magnitsky, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou a indicação para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) seja líder da minoria, conforme indicação do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A estratégia da oposição foi indicar Eduardo Bolsonaro para que, mesmo morando nos Estados Unidos, ele pudesse exercer o cargo de deputado.

Para Motta, mesmo com o avanço de tecnologias que permitem o registro de presença à distância, o parlamentar não está livre do do cumprimento de seus demais deveres regimentais. O deputado que sair do Brasil precisa comunicar à Casa o afastamento do país, conforme previsto no regimento da Câmara. A falta da comunicação à presidência, por si só, já é uma violação dos deveres do parlamentar, diz parecer da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.

“A ausência de comunicação prévia sobre o afastamento do território nacional, como ocorre no caso em análise, constitui, por si só, uma violação ao dever funcional do parlamentar. Mais do que isso, essa omissão impede que a ausência à Casa seja enquadrada em qualquer hipótese de excepcionalidade que autorize o registro de presença à distância. Um afastamento não comunicado à Presidência da Câmara não pode, sob nenhuma ótica, ser considerado uma missão autorizada, pois lhe faltam os elementos essenciais de autorização, formalidade e ciência oficial”, afirma o parecer. 

Na semana passada, a deputada Caroline de Toni (PL-SC) anunciou que estava renunciando ao cargo em favor de Eduardo Bolsonaro. A ideia da oposição era que o filho do ex-preidente Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, não perdesse o mandato por faltas no Plenário.

Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro, sob a justificativa de que está buscando sensibilizar o governo de Donald Trump para a aplicação de sanções contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e outros que, segundo ele, atentem contra os Direitos Humanos.

O parlamentar chegou a pedir licença do mandato, mas o período de afastamento já expirou e, desde então, Eduardo coleciona ausências, o que pode render a ele penalidades como a cassação do mandato.

Redação, com informações da CNN e do Jornal Correio Braziliense

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ateliê Multicultural sofre 4º arrombamento em menos de um mês no Centro Histórico

O artista Elioenai Gomes, conhecido como Nai, denunciou que seu Ateliê Multicultural, localizado no Centro…

4 de janeiro de 2026

Mais de cem produtos vencidos são apreendidos em supermercado de CG

O Procon de Campina Grande apreendeu na última sexta-feira (02), um total de 108 produtos…

4 de janeiro de 2026

Efraim Filho admite possibilidade de acordo com Cícero em eventual 2º turno: “Se o compromisso for recíproco”

O senador Efraim Filho promoveu nesse sábado (03), em Cabedelo, uma confraternização com aliados políticos…

4 de janeiro de 2026

Adolescente de 16 anos é morta dentro de casa em João Pessoa

Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros dentro da própria residência, localizada no…

4 de janeiro de 2026

João Azevêdo condena ataques à Venezuela e defende a soberania e a paz: “A força nunca vai substituir a diplomacia”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, se pronunciou neste sábado (03) sobre os ataques realizados…

4 de janeiro de 2026

Adriano Galdino critica ação militar dos EUA na Venezuela e alerta para risco ao Direito Internacional

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), manifestou preocupação com…

4 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464