Categorias: Política

Ex-Senadora Nilda Gondim destaca a campanha Agosto Lilás no combate à violência contra a mulher

PUBLICIDADE

A Lei Maria da Penha completa neste ano 19 anos e para reforçar as ações de combate à violência contra a mulher o Congresso Nacional faz anualmente a campanha ‘Agosto Lilás’. A ex-senadora Nilda Gondim (MDB-PB) destacou a importância da data. Nilda foi a relatora do projeto de lei que institui, em âmbito nacional o mês de agosto como mês de enfrentamento da violência contra a mulher.

Levantamento – Na capital do país, onde vivem mais de dois milhões de eleitores e 54,5% desse total são mulheres, o Agosto Lilás chega em meio a um cenário que escancara a urgência no enfrentamento da violência de gênero. Dados do Ministério das Mulheres mostram que, em 2024, a Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, registrou 23.148 atendimentos no Distrito Federal, um aumento de 37,1% em relação ao ano anterior, quando foram computados 16.875.

Segundo o Ministério das Mulheres, o aumento nos atendimentos está relacionado à maior confiança das vítimas no serviço. O Ligue 180 passou por uma reestruturação desde o ano passado com o relançamento do Programa Mulher Viver sem Violência. Houve qualificação das equipes e ampliação do canal de atendimento via WhatsApp, o que contribuiu para maior eficácia no acolhimento e nas denúncias.

A campanha do Agosto Lilás destaca o lilás como uma cor simbolicamente associada às mulheres e à luta contra a violência de gênero. Prevista na Lei 14448, sancionada em setembro de 2022, a iniciativa tem como objetivo promover ações de conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres em todo o país. O projeto que deu origem à lei, o PL 3855 de 2020, é de autoria da deputada Carla Dickson do União do Rio Grande do Norte e foi relatado pela ex-senadora Nilda Gondim do MDB da Paraíba. O texto foi aprovado no Senado em agosto de 2022.

Veja a entrevista de Nilda sobre a importância da campanha ‘Agosto Lilás’:

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Estou assimilando as consequências”, afirma Júnior após mudança de rota de Zé Aldemir

O deputado estadual Júnior Araújo comentou publicamente, pela primeira vez, sobre a decisão do ex-prefeito…

9 de dezembro de 2025

Vereador do PT em JP reforça cautela da sigla sobre alianças em 2026: “Decisão precisa ser maturada”

Único vereador do PT em João Pessoa, Marcos Henrique confirmou nesta terça-feira (09), em entrevista…

9 de dezembro de 2025

Felipe Leitão confirma entrega de cargos no Estado e na PMJP e previsão de anúncio de apoio político em 2026 até o Natal

O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Felipe Leitão (Republicanos), informou nesta terça-feira…

9 de dezembro de 2025

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em cooperativa de crédito na Paraíba

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (09), uma operação que investiga um…

9 de dezembro de 2025

UEPB apresenta dois caminhos para reestruturação do calendário

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Vagda Gutermberg, afirmou nesta terça-feira…

9 de dezembro de 2025

Antes de votação do Orçamento, governo mira redução de incentivos fiscais

Antes do fim do ano, a equipe econômica ainda aposta na aprovação de medidas no…

9 de dezembro de 2025